MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia acontece em Salvador
Evento

XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia acontece em Salvador

O evento debate temas do Direito em torno de 77 painéis temáticos e conta também com palestras, oficinas, workshops, talk shows e UFC's jurídicos.

Da Redação

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Atualizado às 08:19

Termina nesta sexta-feira, 2, em Salvador/BA, o XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia (XIX ENJA). O evento debate temas do Direito em torno de 77 painéis temáticos e conta também com palestras, oficinas, workshops, talk shows e UFC's jurídicos.

Na abertura do evento, participaram autoridades como o prefeito da cidade, Bruno Reis, os ministros do STJ Sebastião Reis Jr. e Humberto Martins, além de representantes nacionais e estaduais da OAB, a exemplo do presidente nacional da instituição, Beto Simonetti, a presidente da OAB na Bahia, Daniela Borges, a presidente da OAB Jovem na Bahia, Sarah Barros, e o coordenador geral do evento, Hermes Hilarião.

 (Imagem: Angelino de Jesus/ENJA)

XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia acontece em Salvador.(Imagem: Angelino de Jesus/ENJA)

"Este é um evento importante para mostrar e informar à jovem advocacia brasileira os grandes avanços de nossa profissão. Abrindo esse discurso, eu reafirmo o compromisso do Conselho Federal da Ordem com a jovem advocacia brasileira", afirmou Beto Simonetti. 

"A Ordem dos Advogados do Brasil atua em prol da valorização da advocacia, da proteção das prerrogativas e da capacitação de jovens advogados e advogadas, a fim de que sejam inseridos no mercado de trabalho", complementou.

Primeira mulher a presidir uma seccional da OAB, Daniela Borges lembrou seu início de carreira, sua trajetória profissional e a superação de desafios que enfrentou em sua jornada. Ela destacou, também, a importância da tecnologia e da inovação no âmbito jurídico.

"É preciso estarmos preparados para nos adaptarmos à inovação e para sermos a inovação. A tecnologia veio para ficar, mas é preciso estar a nosso serviço", lembrou ao público presente, reforçando a máxima, antes de finalizar seu discurso, de que "sem advocacia não há Justiça".

Para Sarah Barros, o conselho da Jovem Advocacia tem o desafio de ser o espaço e dar voz aos profissionais em início de carreira: "Nossa luta é por representatividade. É isso que nós queremos. A OAB Jovem hoje possui representatividade em todos os Estados do Brasil".

Ela também comentou, sob forte emoção: "Durante o XIX ENJA, vamos discutir tecnologia, inovação e, principalmente, vamos compartilhar histórias que vão inspirar vocês na superação de percalços que podem surgir no início da profissão". 

"O XIX ENJA é a realização de um sonho que nasceu no momento da criação do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia para dar visibilidade e representatividade ao acolher os jovens advogados e jovens advogadas no início de carreira", destacou Hermes Hilarião, que também é membro honorário da OAB Jovem na Bahia - que, em 2023, completa dez anos de atividades.

 (Imagem: Angelino de Jesus/ENJA)

XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia acontece em Salvador.(Imagem: Angelino de Jesus/ENJA)

Conferências

O ministro do STJ Sebastião Reis Jr. proferiu a primeira palestra magna do evento, fazendo uma reflexão sobre a importância de se estabelecer o diálogo entre advogados e juízes para a melhoria do Judiciário brasileiro: "Nós, operadores do Direito, precisamos agir. E a melhor reação será aquela que mostrará o diálogo entre nós e o consenso entre a magistratura e a advocacia", comentou o ministro.

No pronunciamento do ministro do STJ Humberto Martins, ele destacou a importância "da defesa da pátria, da igualdade e da Justiça". E enalteceu a advocacia ao dizer: "Sem advogar, não há justiça, não há Estado de Direito". Lembrou ainda que a advocacia forte é condição para o respeito à cidadania. "A sociedade espera que o Poder Judiciário seja um promotor de Justiça".

Palestras

No dia de ontem, o evento contou com diversas palestras, dentre elas a "Trajetória entre a Universidade, Exame de Ordem e a Advocacia". O bate-papo foi mediado por Talita Batista e teve Clarissa Medeiros, o colunista do Migalhas Gabriel Rodrigues Teixeira, Pedro Henrique Abreu e Raphael Cardoso como palestrantes.

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...