MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Promotor que acusou advogada de "rebolar" é alvo de reclamação no CNMP
Machismo

Promotor que acusou advogada de "rebolar" é alvo de reclamação no CNMP

Reclamação disciplinar foi apresentada por conselheiros. Cabe à corregedoria decidir se conhece do documento.

Da Redação

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Atualizado às 12:56

Após dizer que uma advogada "rebolou" para o Júri, o 1º promotor de Justiça de Taubaté/SP Alexandre Mourão Mafetano tornou-se alvo de reclamação disciplinar apresentada à Corregedoria Nacional do MP.

A reclamação é assinada pelos conselheiros do CNMP Rodrigo Badaró e Rogério Varela. Eles destacam que, das notícias sobre o caso, podem ser extraídas três condutas que, uma vez confirmadas, configuram infrações que podem até transcender o plano da apuração disciplinar.

"Tem-se, portanto, que a conduta imputada ao promotor em questão, se confirmada, pode ser caracterizada, além de infração funcional, como claro ato de misoginia, de violação de prerrogativas da advocacia e até mesmo de discriminação."

A reclamação diz que o promotor teria se dirigido à criminalista Cinthia Souza afirmando que ela tem o "hábito de rebolar" e que estaria dando um "show".

Veja vídeo:

Uma das matérias jornalísticas citadas pelos conselheiros na reclamação diz que o promotor já avisou que, nos próximos júris, pretende desestabilizar a advogada. "Isso é puro suco do machismo e patriarcado. Mas os corporativismos dos juízes e promotores nos anulam", teria dito a criminalista em uma reportagem.

Os conselheiros destacam que o episódio ocorreu no exercício da profissão, que é valorada pelo constituinte como essencial e indispensável à administração da Justiça.

Na esfera disciplinar, eles apontam violação direta dos deveres funcionais.

"Registre-se, por importante, que, muito embora não tenha sido o foco específico da matéria jornalística em tela, há notícia de que o referido membro teria, ainda, violado o direito fundamental do réu de se manter em silêncio."

Pelos fatos, os conselheiros requereram o conhecimento da reclamação, com adoção dos encaminhamentos necessários no âmbito da competência da Corregedoria.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...