"Tolerância é respeito", diz Rosa após hostilização de ministros em NY
A ministra asseverou que a tolerância não é apenas um dever moral, como também uma exigência política.
Da Redação
quarta-feira, 16 de novembro de 2022
Atualizado às 19:03
No dia internacional da tolerância, 16 de novembro, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, reafirmou seu posicionamento de repúdio devido aos ataques sofridos por ministros da Corte, em Nova Iorque. S. Exa. destacou que a democracia, fundada no pluralismo de ideias e opiniões, mostra-se absolutamente incompatível com atos de intolerância e violência, inclusive moral, contra qualquer cidadão.
"Tolerância é respeito, aceitação e apreço da rica diversidade das culturais de nosso mundo. De nossas formas de expressão e modos de sermos humanos. É fomentada pelo conhecimento, pela atitude de abertura, pela comunicação e pela liberdade de pensamento, de consciência e de religião."
No mais, Rosa destacou o art. 1° da Declaração de Princípios sobre a Tolerância o qual dispõe que "a tolerância é a harmonia na diferença. Não é apenas um dever moral como também uma exigência política. A tolerância é virtude que faz possível a paz e contribui para substituir a cultura da guerra pela cultura da paz".
Assista ao vídeo:
Ataques em NY
Os ministros estão em Nova Iorque, Estados Unidos, para participar do Lide Brazil Conference, conferência que aconteceu nesta semana, realizado pelo grupo Lide no Harvard Club. O objetivo do evento é debater respeito à liberdade, à democracia e à economia do Brasil a partir de 2023.
Brasileiros reuniram-se em frente a hotel onde ministros se hospedaram para realizar protesto antidemocrático. Em cartazes, apontam fraude nas eleições.