MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dias Toffoli: temos que construir uma sociedade de paz
CESA e SINSA

Dias Toffoli: temos que construir uma sociedade de paz

Ministro do STF palestrou no encerramento do Congresso Nacional das Sociedades de Advogados e atribuiu ao poder judiciário o papel de zelar por uma sociedade livre do ódio e das narrativas extremistas.

Da Redação

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Atualizado às 22:57

Terminou hoje, 11/11, o Congresso Nacional das Sociedades de Advogados. O encerramento foi feito pelo ministro Dias Toffoli, que falou sobre "O papel da advocacia no Estado Democrático de Direito".

Em sua fala, o ministro do STF atribuiu ao poder judiciário o papel de zelar por uma sociedade livre do ódio e das narrativas extremistas. "Nós que somos agentes do poder judiciário não podemos permitir que o ódio e as extremidades dominem. Temos que construir uma sociedade de paz."

Ministro Dias Toffoli profere palestra de encerramento do Congresso Nacional das Sociedades de Advogados

Ministro Dias Toffoli profere palestra de encerramento do Congresso Nacional das Sociedades de Advogados

Para ele, a legalidade do estado democrático de direito, concebida pela constituição, é absolutamente inegociável, sendo o judiciário responsável por amenizar as animosidades com sensibilidade, urgência, responsabilidade e compromisso.  

"Não é fácil ser magistrado nos dias de hoje. Não é fácil zelar pelas regras do jogo e pela segurança. Mas o judiciário brasileiro, no balanço desses 34 anos da constituição federal, particularmente o Supremo Tribunal Federal, mais acertou do que errou."

Toffoli afirmou ainda que o sistema de justiça brasileiro sai fortalecido nesses embates pelos quais passou recentemente, mesmo com as intervenções e com a alta exposição. Segundo ele, essa exposição que não foi buscada, mas é resultado de uma realidade social complexa na qual os atores sociais políticos buscam abrigo na liberdade de expressão para cometer abusos. "O grande desafio que nós vivemos hoje é o desafio das narrativas. É o desafio de trabalhar em cima de conceitos que sejam sólidos, racionais e científicos."

Organizado pelo CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e pelo Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (Sinsa), o evento reuniu em SP centenas de participantes, entre juristas, membros do Judiciário, advogados de escritórios e integrantes de departamentos jurídicos das maiores empresas do Brasil.

Dentre os principais temas que estiveram no centro dos debates destacam-se o novo modelo de trabalho na advocacia pós-pandemia, o uso de novas tecnologias, a digitalização do Judiciário, inteligência artificial, a tributação dos escritórios de advocacia, o impacto do ESG nas bancas e a diversidade de gênero e de raça nos escritórios.

CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas