Lula é eleito presidente do Brasil
Candidato foi eleito neste domingo, 30, com 50,9% dos votos.
Da Redação
domingo, 30 de outubro de 2022
Atualizado em 31 de outubro de 2022 08:50
Com 50,9% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito neste domingo, 30, e será o próximo presidente do Brasil.
Foram registrados 95,4% de votos válidos; 1,43% brancos; 3,16% nulos e 20,5% de abstenções.
Por volta das 20h45 deste domingo, Lula fez seu primeiro discurso como presidente eleito.
"Deus foi muito generoso comigo para sair de onde eu sai e chegar onde eu cheguei. (...) Nós não enfrentamos um candidato, nós enfrentamos a máquina do Estado brasileiro, colocada a serviço do candidato da situação para tentar evitar que nós ganhássemos. (...) Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil, mas tenho fé em Deus que, com a ajuda do povo, vamos encontrar uma saída para que esse país possa voltar a viver democraticamente. (...) Chegamos ao final de uma das mais importantes eleições da nossa história."
"É hora de baixar as armas, que jamais deviam ter sido empunhadas", disse Lula. Ele citou a harmonia entre os três Poderes, a necessidade de voltar a unir o Brasil, o combate à fome e à pobreza, e proteção à Amazônia. "As decisões não serão tomadas em sigilo, na calada da noite, mas em amplo diálogo com a sociedade."
Perfil
Luiz Inácio Lula da Silva tem 77 anos e é natural de Garanhuns, Pernambuco. Candidato do PT pela coligação Brasil da Esperança, Lula foi presidente da República entre 2003 e 2010. Ele é casado com Rosângela Silva, Janja, e tem como candidato a vice-presidente o médico e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
Votação
Um dos temas que marcou o segundo turno das eleições foi o descumprimento, por parte da Polícia Rodoviária Federal, de ordem do TSE que impedia a realização de operações de fiscalização em transporte.
Apesar da ordem, foram registradas mais de 500 operações contra ônibus só no início da manhã, a maioria em Estados do Nordeste.
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, intimou o diretor-Geral da PF, Silvinei Vasques, que se dirigiu até o Tribunal eleitoral para esclarecer a situação.
Nas redes sociais, o assunto "deixem o nordeste votar" foi um dos assuntos mais comentados.
Faltando uma hora para o fim do horário de votação, Alexandre de Moraes disse, em entrevista coletiva, que a votação correu tranquilamente, e que as operações da PRF não impediram eleitores de votar, descartando ampliar o horário do pleito.