Vídeo que sugere apoio de Barroso a Bolsonaro é falso, esclarece STF
Corte afirma que o ministro não declarou apoio a nenhum candidato. Trata-se, portanto, de fake news.
Da Redação
domingo, 30 de outubro de 2022
Atualizado às 09:11
É falso um vídeo que circula nas redes sociais e indica que o ministro Luís Roberto Barroso teria declarado apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro. Assim esclareceu o STF neste sábado, 29.
Segundo a Corte, o ministro Barroso nunca declarou apoio a nenhum candidato e trata-se, portanto, de fake news.
O vídeo editado traz trecho de voto dado pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2021, no qual ele menciona os esquemas de corrupção que foram desvendados e os relatos de delatores que confirmaram desvios.
Em nota, o gabinete afirmou que o "ministro sempre teve e continua a ter uma posição severa em relação a casos de corrupção devidamente documentados, comprovados e julgados com isenção".
"Eu não tenho lado em disputa política. Meu papel é interpretar a Constituição e as leis com imparcialidade. Meu lado é sempre o do que é certo, justo e legítimo. Isso inclui enfrentar a corrupção e, também, defender a democracia. Cumpro a missão da minha vida - fazer um país melhor e maior - e ao realizá-la não temo desagradar quem quer que seja."
VerdadesdoSTF
O STF também alertou para a importância de não repassar informações publicadas em locais não confiáveis e com dados alarmistas ou teorias conspiratórias.
Para conscientizar a sociedade sobre a importância do papel de cada um para evitar a propagação de notícias falsas sobre o STF e seus ministros, o Supremo lançou a série #VerdadesdoSTF, na qual informações falsas ou deturpadas atribuídas à Corte e aos seus ministros são objeto de esclarecimento.