Liderança feminina no Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados
Camilla Jimene, CEO do escritório, é especialista em cibercrimes e comanda mercado de tecnologia.
Da Redação
terça-feira, 25 de outubro de 2022
Atualizado às 07:37
Camilla Jimene, nova CEO do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, fala dos desafios e das vantagens da liderança feminina em um dos escritórios de advocacia com um dos maiores faturamentos do país.
"90% dos cargos de CEO são ocupados por homens brancos". O dado, apresentado em pesquisa da Fundação Dom Cabral, é mencionado por Camilla Jimene, CEO do Opice Blum. A advogada também pergunta: "O que falta para as mulheres ocuparem mais cargos de liderança?".
Jimene ressalta que, se o cenário para as mulheres em cargos de liderança é mais difícil no mercado geral, na área de Tecnologia, ocupar o espaço é ainda mais desafiador.
Quanto aos ganhos para empresas que abraçam a diversidade em seu modelo de negócio, Jimene é enfática: "Diversidade não é favor. Diversidade é resultado". Ela destaca alguns benefícios para as organizações:
- Questão reputacional perante o mercado;
- Maior desempenho financeiro;
- Melhoria no bem-estar do negócio e dos funcionários.
Já entre os desafios enfrentados no Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados, a CEO ressalta:
- Manter a posição de formador de tendência do escritório;
- Acompanhar as transformações nos negócios dos clientes;
- Oferecer soluções jurídicas compatíveis com os negócios dos clientes;
- Aumentar a inteligência jurídica;
- Abrir mais espaço para questões sociais e de diversidade.
"A grande dificuldade que eu consegui superar ao longo da carreira é a 'Síndrome de Impostora'. A gente estuda muito e se capacita, e ficamos com receio de mostrar o nosso conhecimento. O tempo todo a gente se coloca em cheque. E o mundo já vai me colocar em cheque por ser mulher. Acreditar no próprio potencial é o segredo", afirmou.
Pela sexta vez consecutiva, CEO do Opice Blum, Camilla Jimene está entre os melhores professores do ano da LEC
Pela sexta vez consecutiva, a CEO do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, Camilla Jimene, foi eleita entre os melhores professores do ano da LEC - Legal, Ethics & Compliance, a maior comunidade de compliance da América Latina. A premiação ocorreu no último dia 22/9, durante o "9º Congresso Internacional de Compliance".
Para a advogada, que é coordenadora do Comitê de Estudos em Compliance Digital da LEC e professora de Compliance Digital no "Curso de Compliance Anticorrupção (CCA)", ser reconhecida novamente como professora do ano é uma grande conquista.