"Debate em espaço público ajuda na desconstrução", diz Marina Araújo
A presidente do IBCCRIM falou sobre a importância dos temas abordados no evento, que buscam extinguir os pensamentos escravocratas na Justiça Penal.
Da Redação
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Atualizado às 12:17
A presidente do IBCCRIM, Marina Coelho Araújo, reforçou em entrevista à TV Migalhas que o marcante do 28º Seminário Internacional de Ciências Criminais foi a diversidade.
Segundo a advogada, a pluralidade de assuntos tratados trouxe importantes temas da sociedade brasileira ao ambiente, como discussões sobre racismo, perspectivas da Justiça Criminal, e a existência de uma política violenta com as populações marginalizadas.
"Eu estou muito feliz e realizada por ter participado da organização desse evento. Eu acredito muito na abertura desses espaços públicos para que a gente possa construir uma nova racionalidade, que não perpetue a violência histórica, escravocrata, e que isso não seja perpetuado na Justiça Penal."
Ademais, Marina reforçou a necessidade de abertura desses ambientes para a desconstrução e tranformação da sociedade.
Confira o vídeo:
O evento
O IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realiza, de 19 a 21/10, em SP, o 28º Seminário Internacional de Ciências Criminais. O evento irá reunir mais de 30 palestrantes e terá mais de 20 horas de conteúdo, com debates sobre temas como "Advocacia criminal e direito de defesa", "200 anos do Tribunal do Júri", "Debates contemporâneos sobre absolvição penal", "Corrupção, compliance e perspectiva repressiva" e "Novas perspectivas de crime de lavagem de dinheiro".