Iñaki Rivera explica quais são os problemas atuais da execução penal
Maior problema, segundo o profissional, é a superpopulação carcerária.
Da Redação
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Atualizado às 08:15
Em entrevista à TV Migalhas durante o 28º Seminário Internacional de Ciências Criminais, Iñaki Rivera, Doutor em Direito Penal pela Universidade de Barcelona, explicou quais são os problemas atuais na execução penal. Na sua avaliação, o maior desafio está na superpopulação carcerária, que vulnera o direito à vida, à dignidade e à uma saúde digna e impede que a pena privativa de liberdade seja cumprida com um viés de ressocialização.
"Toda a vida carcerária se converte em uma vida sem possibilidades de desenvolver plenamente a mínima dignidade humana."
Assista ao vídeo:
O evento
O IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realiza, de 19 a 21/10, em SP, o 28º Seminário Internacional de Ciências Criminais. O evento irá reunir mais de 30 palestrantes e terá mais de 20 horas de conteúdo, com debates sobre temas como "Advocacia criminal e direito de defesa", "200 anos do Tribunal do Júri", "Debates contemporâneos sobre absolvição penal", "Corrupção, compliance e perspectiva repressiva" e "Novas perspectivas de crime de lavagem de dinheiro".