MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL aciona STF contra proibir magistrado de criticar sistema eleitoral
Isenção

PL aciona STF contra proibir magistrado de criticar sistema eleitoral

Partido de Bolsonaro afirma que norma do CNJ restringe demasiadamente liberdade de expressão dos magistrados

Da Redação

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Atualizado às 13:35

O PL, partido de Bolsonaro, protocolou ação no STF contra o provimento 135/22, do CNJ. O texto regulamenta condutas proibidas por magistrados durante o período eleitoral.

Assinado pelo corregedor nacional, ministro Luís Felipe Salomão, o texto prevê, entre outros pontos, punição a magistrados que se manifestarem, especialmente em redes sociais, publicando conteúdo que contribua para o descrédito do sistema eleitoral ou que gerem desconfiança sobre a segurança e transparência das eleições.

 (Imagem: Freepik)

Partido de Bolsonaro questiona no STF regra do CNJ que impede juiz de se manifestar contra processo eleitoral.(Imagem: Freepik)

A sigla afirma que o CNJ extrapolou o limite de sua atuação, usurpando competência do STF e do Congresso ao "restringir, demasiadamente, a liberdade de expressão dos magistrados e vedar, expressamente, a exposição de opiniões pessoais acerca do sistema eleitoral brasileiro".

Na ação, o PL ainda questiona a proibição de magistrado se relacionar com pessoa física ou jurídica que tenha se manifestado contra o sistema eleitoral.

A ação foi distribuída ao ministro Nunes Marques.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas