MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE apresenta sala de apuração a instituições: "não há sala secreta"
Transparência

TSE apresenta sala de apuração a instituições: "não há sala secreta"

Ministro Alexandre de Moraes acompanhou visitas de representantes de instituições fiscalizadoras a sala de totalização de votos e destacou transparência da apuração.

Da Redação

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Atualizado às 13:59

O TSE recebeu nesta quarta-feira, 28, as instituições fiscalizadoras das eleições e missões de observação internacionais e nacionais para conhecerem sala de totalização de votos.

A visita aconteceu a convite do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Ele destacou que o maior interesse do Tribunal é mostrar a transparência da apuração. 

"Não existe sala secreta, como foi alegado por um dos candidatos."

Participaram da visita entidades como a Polícia Federal, a OAB, o Ministério Público e fiscais de partidos.

O PL foi representado por Valdemar Costa Neto. O PT foi representado pelo advogado Eugênio Aragão. Pela OAB, compareceu o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, e a advogada Daniela Teixeira, da ABJD - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. Também acompanhou a visita o diretor-Geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira.

Alexandre de Moraes acompanhou pessoalmente os grupos, de 10 em 10, mostrando o local. 

Após a visita, Moraes ressaltou que a realização foi para mostrar "o que já é óbvio".

"Mas sempre é importante atuar com transparência, com lealdade a todos aqueles que fazem esse processo eleitoral para demonstrar que é uma sala como vocês puderam ver: é uma sala aberta, é uma sala clara, não é? Não é nem sala secreta, nem sala escura."

Durante a explicação, Moraes reforçou que não há contagem humana de votos na sala.

"Não é contagem manual de votos. A partir do momento que cada urna eletrônica é finalizada já sai o boletim de urna com os votos, isso entra no sistema e esse sistema faz a totalização a partir do programa que nós lacramos. Ou seja, não há participação humana nisso. A sala de totalização acompanha para evitar algum problema, algum problema na rede, para evitar que haja sobrecarga. Os técnicos acompanham com total fiscalização. A apuração é transparente, a apuração é auditável e é fiscalizada."

 (Imagem: Arquivo pessoal)

Instituições fiscalizadoras das eleições visitam TSE para conhecer sala de apuração.(Imagem: Arquivo pessoal)

 (Imagem: Arquivo pessoal)

Instituições fiscalizadoras das eleições visitam TSE para conhecer sala de apuração.(Imagem: Arquivo pessoal)

Local

A sala da Seção de Totalização é um espaço de trabalho localizado no 3º andar do prédio do TSE, com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras.

A Seção de Totalização (Setot) é uma das áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, que atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados.

O setor é composto por uma equipe de servidores, mas a equipe não faz a totalização, que é realizada por um computador, que fica no Centro de Processamentos de Dados, sem qualquer interferência humana.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...