MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado Ary Prizant atua como mesário nas eleições há quase 70 anos
Processo eleitoral

Advogado Ary Prizant atua como mesário nas eleições há quase 70 anos

"Sem democracia, estamos perdidos", destaca o advogado, hoje com 93 anos.

Da Redação

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Atualizado em 16 de setembro de 2022 06:09

Na década de 50, o advogado Ary Prizant era convocado para atuar como mesário nas eleições pela primeira vez. O que o jovem não imaginava é que ofereceria seus serviços à Justiça Eleitoral pelas próximas sete décadas.

Em 53, os paulistanos iam às urnas para escolher seu prefeito na primeira eleição municipal direta em SP desde 1925, já que, durante a Era Vagas, de 1930 a 1945, os prefeitos da capital eram nomeados por interventores escolhidos por Getúlio e, depois do fim do Estado Novo, por governadores. À época, Jânio Quadros foi eleito com 65,8% dos votos. 

Nas eleições de 2022, Prizant, hoje com 93 anos - ou 91 nos documentos, por uma confusão no registro - novamente reforça, com sua experiência, o contingente de mesários que atuarão nas seções eleitorais do Estado. 

Ao Migalhas, o advogado defendeu o processo eleitoral. Destacou que já passou por duas ditaduras, a de Getúlio e a militar, e que "ditadura não é país".

"Confio absolutamente no processo eleitoral. Ele é fundamental. Sem isso, estamos na ditadura. E ditadura não é país. Sem a democracia, estamos perdidos. Sem ela, não temos um país civilizado."

Além de testemunhar o desenrolar da história política do Brasil, o advogado também assistiu de perto à evolução tecnológica do sistema eleitoral, das caixas de madeira às urnas eletrônicas, que foram adotadas a partir de 1996. E elogia o sistema: 

"Antes havia muitas possibilidades de fraude e a apuração levava dias. Agora é uma maravilha, temos um sistema que o mundo inteiro respeita e enaltece." 

Pela longa contribuição à Justiça Eleitoral, o advogado recebeu uma medalha do TRE/SP.

 (Imagem: Reprodução/TRE/SP)

Pela sua longa contribuição à Justiça Eleitoral, o advogado recebeu uma medalha do TRE/SP. (Imagem: Reprodução/TRE/SP)

Com informações do TRE/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas