Ministro Rogerio Schietti homenageia professor Antonio Magalhães
Antonio Magalhães Gomes Filho faleceu ontem. Era muito querido pelos colegas e alunos, estudioso de alto gabarito, autor de diversos livros.
Da Redação
terça-feira, 13 de setembro de 2022
Atualizado às 14:55
O ministro Rogerio Schietti, do STJ, durante a sessão desta terça-feira, 13, homenageou o professor Antonio Magalhães Gomes Filho, que faleceu na tarde de ontem. O ministro enfatizou que o professor era muito amável e "alguém que tocava o coração das pessoas"
"Personagem ímpar do nosso Direito, principalmente Processual Penal. Fez uma carreira brilhante, tanto como estudante das Arcadas, quanto também como professor titular."
Schietti disse que a comunidade jurídica está de luto porque se trata de uma pessoa de fino trato.
"Professor muito amável com todos os estudantes e pessoas que lidavam com ele. Realmente alguém que tocava o coração das pessoas com sua simplicidade, objetividade e capacidade imensa de ser claro, didático e preciso em seus textos e aulas. Todos temos muitas saudades do tempo em que compartilhamos as salas de aulas com o professor Magalhães."
Quem foi o professor Magalhães
Antonio Magalhães Gomes Filho graduou, fez mestrado e doutorado na Faculdade do Largo de São Francisco. Iniciou a livre-docência, em 1995. Conquistou a titularidade da cadeira de Direto Processual Penal, em 2001.
Na área de sua especialidade, possui vários livros publicados, sendo ainda autor de inúmeros capítulos de livros, artigos doutrinários e pareceres jurídicos publicados no Brasil e no exterior.
Em 2012, em entrevista à TV Migalhas, Antonio Magalhães Gomes Filho elencou os desafios que deveriam ser enfrentados no ensino do Direito e destacou os aspectos que qualificavam um curso jurídico para além dos índices de aprovação no exame de OAB. Relembre.