MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entenda quais são os modelos monárquicos existentes
Monarquias

Entenda quais são os modelos monárquicos existentes

A monarquia mais famosa é a Constitucional do Reino Unido, que, por 70 anos, contou com o maior reinado da história, o da Rainha Elizabeth II.

Da Redação

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Atualizado em 9 de setembro de 2022 07:43

O mundo recebeu nesta quinta-feira, 8, a notícia do falecimento de rainha Elizabeth II, a mais longeva monarca da história do Reino Unido, tendo ocupado o trono por 70 anos.

Elizabeth II era chefe de Estado da monarquia mais famosa do mundo, que agrupa a Inglaterra e outras nações colonizadas pelos ingleses.

Apesar de ter conquistado o respeito dos súditos, a rainha não tinha tantos poderes políticos já que, no modelo monárquico vigente no Reino Unido, a função de chefe de governo é realizada pelo primeiro-ministro.

O poder dos monarcas, em geral, é hereditário. Dessa forma, na grande maioria das monarquias, ocupa-se o trono durante toda a vida e só se transmite o poder após abdicação do trono ou falecimento.

Atualmente, existem 44 países que adotam a monarquia como forma de governo ao redor do mundo. 

Você sabe quais os modelos monárquicos existentes?

Modelos monárquicos

Monarquia é a forma de governo mais antiga existente entre as que ainda se pratica. A estrutura e o funcionamento de cada uma são variados, e dependem dos interesses de cada país. Os modelos monárquicos possuem algumas características:

  1. O título do monarca pode variar de país para país, assumindo diferentes formas, como rei e rainha, imperador e imperatriz, grão-duque e grã-duquesa etc;
  2. A sucessão do poder, em suma maioria das monarquias, é hereditária;
  3. As monarquias, em geral, estão vinculadas a uma dinastia, ou seja, uma família que tem na sua linhagem o direito de herdar o trono.

Os modelos de monarquia existentes hoje são a monarquia constitucional e a monarquia absoluta. Veja, abaixo, as diferenças. 

  • Monarquia constitucional

Modelo mais comum e perpetuado que existe, a monarquia constitucional tem como principal característica o fato de os poderes do monarca serem limitados, como é o caso do Reino Unido. O poder do monarca é determinado pela Constituição e, também, pela separação de Poderes.

Grande parte das monarquias constitucionais da atualidade adotam o parlamentarismo como sistema de governo, sendo conhecidas como monarquias constitucionais parlamentaristas.

 (Imagem: FramePhoto/Folhapress)

O mundo dá adeus à monarca mais longeva da história do Reino Unido.(Imagem: FramePhoto/Folhapress)

No tipo em questão, a função de chefe de governo é realizada pelo primeiro-ministro. Normalmente eleito pelos membros do Parlamento, que, por sua vez, foram eleitos por meio de pleitos populares. Para melhor entendimento, se o primeiro-ministro é o chefe de governo, o monarca é o chefe de Estado e, nessa extensão, trata-se de figura decorativa - sem poderes políticos de fato.

  • Monarquia absolutista

A monarquia absoluta tem como principal característica a extensão ilimitada dos poderes do monarca sobre o país que governa. Nesse modelo, o monarca é chefe de Estado e o chefe de governo. Os poderes dele estão, então, acima de todas as instituições políticas do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na Europa, a monarquia absoluta passou por transformações ao longo do século XVIII, levando ao despotismo esclarecido, e foram superadas como forma de governo com as revoluções burguesas que aconteceram e transformaram os países europeus em monarquias constitucionais e repúblicas.

Exemplos de monarquias absolutas que existem atualmente são o Vaticano, o Catar, que é sede da Copa do Mundo de Futebol de 2022, a Arábia Saudita, entre outros.

Modelo monárquico do Brasil

O Brasil é uma República presidencialista desde 1889, mas, entre 1822 e 1889, foi uma monarquia, tendo sido governada por dois imperadores. A monarquia brasileira foi adotada como forma de governo logo após a Independência declarada por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.

A monarquia brasileira durou 77 anos, divididos em três fases:

  • Primeiro Reinado (1822-1831): O imperador do Brasil foi Dom Pedro I, coroado imperador em 1822, abdicou do trono em 1831;
  • Período Regencial (1831-1840): Hiato entre os dois imperadores, enquanto o herdeiro do trono era ainda criança, e o Brasil foi governo por regentes ao longo de nove anos;
  • Segundo Reinado (1840-1889): Dom Pedro II assumiu e foi imperador do Brasil durante quase meio século.

O funcionamento do país se dava por meio da Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824. Com tal lei maior, o imperador tinha poderes plenos para governar o país, caracterizado pelo Poder Moderador, que permitia ao imperador intervir nos outros três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário quando bem entendesse.

O adeus à rainha

Elizabeth Alexandra Mary, rainha Elizabeth II desde que foi coroada em 1952, faleceu nesta quinta-feira, 8, no Castelo de Balmoral, na Escócia. 

Elizabeth nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Era filha de Albert Frederick Arthur George, o duque de York, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon. Quando do nascimento de Elizabeth, o rei do Reino Unido era Jorge V, e seu pai, o duque de York, era o segundo na linha de sucessão ao trono inglês.

Em 1936, o avô, Jorge V, faleceu, em janeiro. Com isso, o tio de Elizabeth foi coroado, tornando-se Eduardo VIII. Porém, o reinado durou menos de um ano porque ele abdicou do trono para casar-se com uma norte-americana divorciada. O pai de Elizabeth, então, foi coroado em 1936 como rei Jorge VI. Elizabeth tornou-se a herdeira imediata ao trono britânico.

Mais longeva monarca britânica da história, tendo passado 70 anos no trono, atravessado crises e guerras e se tornado ícone pop, a Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos. Com a morte da rainha, o filho mais velho, agora rei Charles, assume o Reino Unido e outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, a exemplo de Austrália e Canadá.

hasTwitter

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS