Miguel Cançado: "Advogado é indispensável para garantir lisura da CPI"
Advogado falou da importância do advogado no acompanhamento de seus representados nas Comissões Parlamentares de Inquérito não só no Congresso Nacional, mas também nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais.
Da Redação
quinta-feira, 1 de setembro de 2022
Atualizado às 12:06
Em entrevista à TV Migalhas durante o 1º Congresso Brasileiro de Direito Legislativo, promovido pelo IBDL - Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, o advogado e ex-presidente da OAB/GO Miguel Cançado falou da importância do advogado no acompanhamento de seus representados nas Comissões Parlamentares de Inquérito não só no Congresso Nacional, mas também nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais.
"O advogado é utilíssimo nesses ambientes para garantir a lisura da investigação que ali se faz."
Ele ainda protestou contra os recentes casos que ocorreram na CPI da Covid, em que parlamentares cassaram a palavra e expulsaram alguns advogados que acompanhavam seus clientes nas oitivas.
"É chocante, é lamentável e revoltante ver advogados serem expulsos da sala durante a oitiva de seus constituintes. Isso é inadmissível. É preciso que a Ordem dos Advogados do Brasil levante forte a sua voz e vá ao parlamento mostrar a sua indignação contra essa atitude."
Assista:
O evento
De 29 a 30 de agosto, é realizado em São Paulo o 1º Congresso Brasileiro de Direito Legislativo. O evento tem como objetivo debater a judicialização do processo legislativo em âmbito estadual, os principais desafios da área, e o papel das consultorias. Os temas serão alvo de intenso debate pelos participantes que incluem ministros, juristas, advogados e importantes personagens no cenário púbico e político. O congresso é realizado pelo BDL - Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, ILP - Instituto do Legislativo Paulista e a Alesp - Assembleia Legislativa de São Paulo.