Celso Vilardi fala da importância da presença dos advogados em CPIs
Advogado afirma que apesar de desrespeitada em comissões parlamentares de inquérito, a advocacia é essencial para a defesa dos Direitos constitucionais dos investigados.
Da Redação
terça-feira, 30 de agosto de 2022
Atualizado às 17:33
Em entrevista concedida ao Migalhas, o adovogado Celso Vilardi falou que o papel da advocacia é fundamental no legislativo, em função do retrocesso que houve na jurisprudência do STF em relação ao Direito ao silêncio. A fala se deu no 1º Congresso Brasileiro de Direito Legislativo.
Celso Vilardi reforça a necessidade de fazer valer o Direito e a participação dos advogados, pois eles "têm sido muito desrespeitado em comissões parlamentares de inquérito."
O advogado afirma, ainda, que advogados possuem extrema competência para atuarem como julgadores, em trabalhos investigativos importantes. Ademais, se queixa que os Direitos constitucionais dos investigados e a presença dos advogados não tem ocorrido de forma satisfatória em CPIs.
Confira:
O evento
De 29 a 30 de agosto, é realizado em São Paulo o 1º Congresso Brasileiro de Direito Legislativo. O evento tem como objetivo debater a judicialização do processo legislativo em âmbito estadual, os principais desafios da área, e o papel das consultorias. Os temas serão alvo de intenso debate pelos participantes que incluem ministros, juristas, advogados e importantes personagens no cenário púbico e político. O congresso é realizado pelo BDL - Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, ILP - Instituto do Legislativo Paulista e a Alesp - Assembleia Legislativa de São Paulo.