Ministro Nelson Jobim: "país vive disfuncionalidade do sistema"
Para ministro, semipresidencialismo é uma boa solução para a política brasileira, que por incapacidade de administrar crises é judicializada.
Da Redação
sexta-feira, 26 de agosto de 2022
Atualizado em 27 de agosto de 2022 10:47
O ministro aposentado do STF, Nelson Jobim, em entrevista para a TV Migalhas concedida no 13º Encontro Anual da AASP, declarou que a política brasileira perdeu as condições de administrar os seus dissensos.
Nelson Jobim atribuiu à má administração de crises políticas o fato dos conflitos acabarem sendo levados para o Supremo.
"Ocorre a judicialização da política e gera participação ativista dos juízes do supremos, o que não é bom para o sistema."
Assista:
Em se tratando de disfuncionalidade do sistema, para o ministro, o Legislativo sofre de excesso de poder conferido ao presidente da Câmara, que acaba controlando tudo.
Veja
Parlamentarista, o minisitro Jobim considera o semipresidencialismo importante pois pode viabilizar a solução de problemas políticos, diante da falta de mecanismos.
Confira:
O evento
De 25 a 27 de agosto, acontece o 13º Encontro Anual AASP. O evento reúne autoridades, palestrantes renomados, especialistas do Direito e advogadas e advogados de todo o Brasil com o objetivo de proporcionar uma experiência única de conhecimento, compartilhamento e networking. Os debates são relacionados às demandas atuais de mercado, universo jurídico, nova advocacia e assuntos de interesse para a sociedade.