"Longe do equilíbrio", diz advogado de representatividade na Justiça
Em entrevista, Cristiano Scorvo Conceição pauta reflexões importantes acerca do tema racial no atual sistema judiciário.
Da Redação
sexta-feira, 26 de agosto de 2022
Atualizado às 09:17
Presente no 13º Encontro Anual AASP, o advogado Cristiano Scorvo Conceição foi ouvido pela TV Migalhas sobre a representatividade racial no Poder Judiciário. Em sua fala, o jurista pauta reflexões importantes acerca do tema.
Para Cristiano, a atual Justiça do país ainda está longe de atingir o equilíbrio na representatividade, visto que, no meio jurídico, a população negra chega a ser representada por apenas 20%, e na sociedade brasileira essa população compõe mais da metade dos números populacionais, totalizando 54%.
Ainda, o advogado propõe o incentivo dessa população historicamente marginalizada, a fim de que tanto homens quanto mulheres negras possam integrar o Judiciário brasileiro de forma igualitária.
"Se não, fica parecendo que é um cargo voltado exclusivamente a uma determinada parcela da população."
O evento
De 25 a 27 de agosto, acontece o 13º Encontro Anual AASP, que terá como tema "VII Colóquio sobre o Supremo Tribunal Federal". O evento reúne autoridades, palestrantes renomados, especialistas do Direito e advogadas e advogados de todo o Brasil com o objetivo de proporcionar uma experiência única de conhecimento, compartilhamento e networking. Serão debates relacionados às demandas atuais de mercado, universo jurídico, nova advocacia e assuntos de interesse para a sociedade.