Aras anuncia criação da Procuradoria Regional da República em MG
PGR destacou importância da criação da nova estrutura no Estado, que respondia por quase um terço dos casos analisados no TRF-1.
Da Redação
segunda-feira, 22 de agosto de 2022
Atualizado em 23 de agosto de 2022 11:26
O procurador-Geral da República, Augusto Aras, participou da solenidade de instalação do TRF da 6ª região em Belo Horizonte/MG. Durante a cerimônia, o PGR informou que a PRR-6 - Procuradoria Regional da República da 6ª Região- órgão ministerial que atuará perante o TRF-6 - será instalada antes do tempo legal previsto, que é de seis meses, e que já foram criados os 18 ofícios necessários, "sem acréscimo de despesa pública e orçamentária".
A harmonia institucional e o diálogo entre os três Poderes, na avaliação de Augusto Aras, foram essenciais para a criação do novo Tribunal, que otimizará a demanda da maior e mais sobrecarregada Corte Federal de segunda instância do país, o TRF da 1ª região.
A jurisdição do TRF-1 abrangia 14 unidades federativas e quase metade dos municípios brasileiros, correspondendo a 80% de todo o território nacional. O Estado de Minas Gerais respondia por quase um terço de todos os casos apreciados no Tribunal.
"O Ministério Público brasileiro, que atua perante os TRFs, ombreia-se ao Poder Judiciário no mister de distribuir justiça com mais eficiência e economicidade."
Com atuação em Minas Gerais e sediado na capital mineira, o TRF-6 foi criado para impulsionar os esforços do Judiciário no desafio de distribuir Justiça eficiente e rápida diante do elevado volume de judicializações no país. Para o procurador-Geral da República, a nova Corte Federal representa um novo modelo de "iniciativas de descentralização" da Justiça brasileira, com o intuito de economizar recursos públicos e promover uma gestão sustentável.
"Ganha o jurisdicionado mineiro uma Justiça mais próxima e célere, ganha também o país com um modelo de gestão sustentável, eficiente e de qualidade."
A cerimônia de instalação do Tribunal foi conduzida pelo presidente do STJ e do CJF, ministro Humberto Martins. Também participaram da solenidade o ministro do STJ João Otávio de Noronha, os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do STF, ministro Luiz Fux; do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; e do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, além do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Lincoln Portela.
Na solenidade, que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 19, também foram empossados os desembargadores Federais que atuarão na Corte Federal de segunda instância, assim como a presidente e o vice-presidente.
Informações: MPF.