Tauil & Chequer Advogados assessora ArcelorMittal na aquisição da CSP
O contrato de compra e venda da operação foi assinado em 27/7.
Da Redação
segunda-feira, 8 de agosto de 2022
Atualizado às 07:56
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown, no Brasil, e o time do Mayer Brown, nos Estados Unidos, assessoraram a ArcelorMittal, maior grupo siderúrgico do mundo, na aquisição da totalidade do capital social da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) por USD 2,2 bilhões.
A CSP é uma joint venture binacional formada pela Vale, empresa mais valiosa da América Latina, e pelas sul-coreanas Dongkuk e Posco. A CSP está localizada em uma área de 571 hectares, integrante do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará, dentro da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) brasileira, produzindo placas de aço de alta qualidade para a indústria naval, de óleo e gás, automotiva e de construção civil, com capacidade para produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano.
O estado do Ceará tem a ambição de desenvolver um hub de hidrogênio verde de baixo custo. O Hub de Hidrogênio Verde de Pecém, uma parceria entre o Complexo Pecém e a Linde, uma empresa líder mundial de gases industriais e engenharia, é um projeto de grande porte de hidrogênio verde no Porto de Pecém e que almeja produzir até 5GW de energia renovável e 900 kt/a de hidrogênio verde em diversas fases. A primeira fase, que a parceria atualmente espera estar concluída ao longo dos próximos cinco anos, tem como objetivo a construção de 100-150MW de capacidade de energia renovável.
O contrato de compra e venda da operação foi assinado em 27/7 e está sujeito a determinadas condições precedentes, em especial a aprovação pelo CADE.
De acordo com a ArcelorMittal, a aquisição traz diversos benefícios estratégicos para a companhia, incluindo o potencial de:
Ampliar a posição da Empresa na indústria siderúrgica brasileira, que tem potencial de alto crescimento.
Capitalizar o significativo investimento planejado de terceiros para formar um hub de eletricidade limpa e de hidrogênio verde em Pecém.
Adicionar 3 milhões de toneladas de capacidade de produção de placas de alta qualidade e com competitividade em termos de custo, com o potencial de fornecer placas dentro do grupo ou de vender nas Américas do Norte e do Sul.
Permitir novas expansões por parte da Empresa, como a opção de adicionar capacidade de siderurgia primária (incluindo redução direta de minério de ferro - DRI) e capacidade de laminação e acabamento.
Capturar mais de US$ 50 milhões de sinergias identificadas, incluindo SG&A, compras e otimização de processo.
Em São Paulo, a equipe que assessorou o caso foi liderada pelos sócios Daniel Gunzburger (Societário e Fusões e Aquisições), Guido Vinci e Celso Grisi (Tributário), com participação dos associados Lucas Zamproni e Luciano Campos. O time do Mayer Brown, nos Estados Unidos, foi liderado pelos sócios de Societário e Fusões e Aquisições Paul M. Crimmins e Jason P. Wagenmaker, com participação da associada Gina Y. Chen.