Presidentes do STF e STJ declaram confiança no processo eleitoral
Em repúdio à tentativa de colocar urnas em xeque mediante a comunidade internacional, os ministros Luiz Fux e Jorge Mussi, manifestaram confiança total no sistema eleitoral brasileiro e nos juízes do TSE.
Da Redação
terça-feira, 19 de julho de 2022
Atualizado às 18:11
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, se reuniu por videoconferência no início da tarde desta terça-feira, 19, com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin. Na ocasião, os dois conversaram sobre os recentes ataques ao Poder Judiciário e ao processo eleitoral brasileiro.
A Fachin, o ministro Fux reiterou confiança total na higidez do processo eleitoral e na integridade dos juízes que compõem o TSE. Em nome do STF, Fux repudiou que, a cerca de 70 dias das eleições, haja tentativa de se colocar em xeque mediante a comunidade internacional o processo eleitoral e as urnas eletrônicas, que têm garantido a democracia brasileira nas últimas décadas.
O presidente em exercício do STJ, ministro Jorge Mussi, também manifestou plena confiança no processo eleitoral brasileiro e no TSE. Para o ministro Jorge, o Estado Democrático de Direito, consagrado na CF/88, requer a defesa do sistema eleitoral, sem que jamais tenha havido evidência concreta de fraude, e a rejeição, por todas as instituições do Estado, de qualquer tentativa de desacreditá-lo.
Dos sete integrantes do TSE, dois são ministros do STJ, um dos quais exerce a função de corregedor-Geral eleitoral, que, em conjunto com os TREs, desempenham suas funções no sentido de garantir a higidez das eleições e da própria democracia.
Os ministros se referiram às falas do presidente Jair Bolsonaro, que fez uma série de acusações relacionadas ao sistema eleitoral em encontro com embaixadores na útima segunda-feira, 18.
Informações: STF e STJ.