MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Sem vínculo hierárquico, Estado não exonera servidor de autarquia
Limite de competência

STJ: Sem vínculo hierárquico, Estado não exonera servidor de autarquia

Homem acusado de traficar armas e munições poderá retornar ao cargo após sofrer PAD ilegítimo.

Da Redação

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Atualizado às 15:12

Por falta de vínculo hierárquico, a 1ª turma do STJ decidiu anular processo administrativo disciplinar movido pela Administração Pública do Mato Grosso do Sul contra um servidor pertencente ao quadro de funcionários de autarquia. O voto condutor é o da relatora, ministra Regina Helena Costa.

Consta nos autos que o servidor foi demitido do cargo de fiscal estadual agropecuário da IAGRO - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal/MS após ter sido preso em flagrante transportando diversas armas e munições. A prisão ocorreu no âmbito da "Operação Recarga" da PF, a qual investigava tráfico internacional de armas. O homem foi acusado de praticar incontinência pública e escandalosa, bem como por desídia no cumprimento do dever legal.

Não obstante, o servidor foi à Justiça para contestar a exoneração. O homem alegou que o secretário de administração e o governador são autoridades incompetentes para atuar no PAD, uma vez que a autonomia administrativa da autarquia tem competência para gerir seu quadro próprio de servidores.

 (Imagem: Pixabay)

O homem alegou que o secretário de administração e o governador são autoridades incompetentes para atuar no PAD.(Imagem: Pixabay)

A lei estadual 1.102/90, na forma do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis, determina competir, privativamente, ao governador do Estado ou dirigente superior de autarquia ou fundação, a aplicação da penalidade de demissão e cassação de disponibilidade.

O dispositivo legal estabelece, portanto, que o chefe do executivo só pode aplicar sanções aos servidores vinculados à administração direta. Nesse sentido, somente os chefes das autarquias e fundações podem punir os servidores a elas subordinados.

Para a ministra, se trata de incompetência originária do governador do Estado do Mato Grosso do Sul para aplicar penalidades aos servidores vinculados aos entes descentralizados daquela unidade federativa.

"Não constitui a apontada complexidade do caso fundamento legal idôneo a legitimar a avocação de competência promovida na espécie, deliberação que usurpou incumbência reservada, privativamente, ao Sr. Diretor-Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul."

Nesse sentido, a ministra deu provimento ao recurso para conceder segurança e anular o PAD. A decisão reintegrará o servidor ao cargo e o Estado terá que pagar os valores que o funcionário deixou de receber desde o desligamento.

Cinfira o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...