"Sempre pode melhorar", afirma Pacheco sobre relação entre Poderes
Parlamentar destacou que o amadurecimento da democracia brasileira fará com que o Brasil encontre um ponto de equilíbrio absoluto da relação entre os três poderes.
Da Redação
segunda-feira, 27 de junho de 2022
Atualizado às 10:32
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, em entrevista à TV Migalhas durante o X Fórum Jurídico de Lisboa, afirmou que é importante que cada Poder entenda o seu papel e busque cumprir o seu papel sem interferir no outro.
"Em nosso sistema republicano, a tripartição de poderes exige independência, mas também exige harmonia é um exercício constante de diálogo, amadurecimento."
Pacheco asseverou, ainda, que a relação entre os Poderes é um constante exercício de diálogo e aprimoramento. "Tenho muita confiança que esse amadurecimento da democracia brasileira fará com que em algum momento nós cheguemos em um ponto de equilíbrio absoluto dessa relação entre os três poderes", concluiu o parlamentar.
O evento
De 27 a 29 de junho de 2022 será realizado, em Portugal, o X Fórum Jurídico de Lisboa. Em sua décima edição, o evento tem como mote "Governance da Ordem Jurídica em Transformação". Também estarão em debate temas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global, transformações econômicas, meio ambiente, novas tecnologias e desafios do Estado regulador. O objetivo é promover o diálogo entre Brasil e Portugal a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. O Congresso é realizado pelo IDP, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa e pela FGV.