Morre o professor Cássio de Mesquita Barros Júnior
Jurista era reconhecido nas áreas de Direito do Trabalho e Previdenciário.
Da Redação
domingo, 19 de junho de 2022
Atualizado em 20 de junho de 2022 10:05
Faleceu na sexta-feira, 17, aos 91 anos, o professor Cássio de Mesquita Barros Júnior.
Nascido em São Paulo em 13 de setembro de 1930, o professor Cássio era reconhecido como um dos grandes juristas contemporâneos do Direito do Trabalho e Previdenciário.
O professor era titular aposentado de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP, e tinha ampla ligação com a história da Faculdade. Foi lá que concluiu a graduação (Turma de 1955), e o Doutorado (1973), e lecionou por muitas décadas. Foi também presidente da Fundação Arcadas.
Barros Júnior era, ainda, professor titular da PUC/SP, e foi membro, de 1990 a 2006, do Comitê de Peritos da OIT - Organização Internacional do Trabalho.
Foi presidente honorário da Academia Nacional de Direito do Trabalho, membro honorário da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, e Associado Emérito do Instituto dos Advogados de São Paulo.
Era co-fundador da banca Mesquita Barros Advogados.
Em algumas de suas últimas entrevistas, costumava dizer que o país vivia uma nova etapa do Direito do Trabalho, e defendia que a solução para os conflitos trabalhistas não seria encontrada nas leis, "mas no aperfeiçoamento dos processos de negociação, no encontro livre, no encontro seguro de empregados e empregadores".
Homenagens
Era doutor "honoris causa" pela Universidade "Constantin Brâncusi" da Romênia; Medalha de honra ao mérito do trabalho, outorgada pelo Ministério do Trabalho do Brasil; Medalha de honra ao mérito judiciário, outorgada pelo TST; Homenagem prestada pelo TRT de São Paulo, onde recebeu a comenda Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho pela relevante contribuição ao Direito do Trabalho.
Pesar
O diretor da SanFran, Celso Campilongo, lamentou a perda.
"Expoente do Direito do Trabalho com enorme reconhecimento no Brasil e no Exterior, representante do país em inúmeras organizações internacionais da área e docente estimadíssimo pelos alunos, o professor Cássio fará muita falta. Deixou exemplos de conhecimentos jurídicos e amor à faculdade. Nossos sentimentos e agradecimentos ao grande mestre."
O IAB também manifestou pesar pelo falecimento.
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profundo pesar e lamenta a perda do consócio Cassio de Mesquita Barros Junior, ocorrida nesta sexta-feira (17/6), em São Paulo, aos 92 anos. Nascido em São Paulo, em 19 de setembro de 1932, era reconhecido e aclamado como um dos maiores juristas contemporâneos das áreas trabalhista e previdenciária. Autor de vários artigos e livros, sua obra é referência na literatura jurídica brasileira.
Também se manifestou a Academia Paulista de Letras Jurídicas.
Em nome da Academia Paulista de Letras Jurídicas, o Chanceler, Ives Gandra da Silva Martins, o Presidente, Ruy Altenfelder, e demais Acadêmicos, deixam registrado à família os sinceros votos de pesar e o abraço de conforto.