Justiça prevê liberar precatórios federais do exercício 2022 até 15/8
A previsão atende à solicitação feita pelo CFOAB, para antecipação no pagamento dos recursos.
Da Redação
quarta-feira, 15 de junho de 2022
Atualizado às 13:34
O STF informou ao Conselho Federal da OAB, nesta terça-feira, 14, que a liberação de precatórios federais sob a responsabilidade da Justiça Federal está prevista para ocorrer até a primeira quinzena de agosto. A previsão atende à solicitação feita pelo CFOAB, para antecipação no pagamento dos recursos.
O CFOAB pediu a liberação dos precatórios em ofício enviado à Corte no mês passado. A solicitação se inseriu no contexto de medidas adotadas pelo governo para o aquecimento da economia, como a antecipação do 13º salário de beneficiários do INSS, entre outros. Em resposta, o STJ noticiou que a programação financeira necessária para o atendimento do pagamento dos precatórios alimentares será encaminhada aos respectivos tribunais no próximo mês.
O tribunal esclareceu ainda que os valores a serem pagos observam os limites definidos no art. 107-A do ADCT - Ato das Disposições Constitucionais e Transitórias, com redação dada pelas emendas constitucionais 113 e 114, e que a efetiva disponibilização dos valores em favor dos beneficiários, tendo em vista os procedimentos administrativos internos nos tribunais e instituições financeiras, está prevista para ocorrer até a primeira quinzena do mês de agosto.
Informações: OAB