MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rosa Weber arquiva investigação contra Ciro Nogueira
Pedido de arquivamento

Rosa Weber arquiva investigação contra Ciro Nogueira

Após diversas diligências investigativas, a PGR alegou não ter encontrado provas suficientes à deflagração de ação penal.

Da Redação

sábado, 4 de junho de 2022

Atualizado às 11:36

Nesta sexta-feira, 3, a ministra Rosa Weber, do STF, determinou o arquivamento do inquérito que investigava o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

A ministra atendeu ao pedido da vice procuradora-geral Lindôra Araújo, a qual alegava que "após a realização de diversas diligências investigativas, não se obteve êxito na produção de lastro probatório apto à deflagração de ação penal".

A investigação envolvia supostos pagamentos de vantagens indevidas pelo Grupo J&F (R$ 42 milhões) em contrapartida ao apoio do PP - Partido Progressista ao governo da presidente Dilma Rousseff, com intermediação do então senador Ciro Nogueira, presidente nacional da sigla. São investigadas as supostas práticas dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

À época, em manifestação nos autos, a PGR posicionou-se favoravelmente ao pedido, ressaltando que a apuração está permitindo a elucidação dos fatos investigados, mas o completo esclarecimento do contexto fático ainda demanda novas diligências e, assim, a continuidade do inquérito.

 (Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

Rosa Weber arquiva investigação contra Ciro Nogueira que apurava suposta compra de apoio político do PP ao governo Dilma.(Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

Nota pública

Em nota, os advogados Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), Marcelo Turbay, Álvaro Chaves e as advogadas Roberta Castro, Liliane de Carvalho e Ananda França, que atuaram na defesa do parlamentar, analisaram a decisão monocrática:

"A defesa do ministro Ciro Nogueira sempre acreditou que o inquérito 4.736 do STF, o qual foi instaurado a partir da colaboração da JBS, seria arquivado, pois absolutamente nenhuma irregularidade ocorreu nos fatos apurados. A jurisprudência da Suprema Corte se consolidou no sentido de que a palavra do delator só serve para iniciar uma investigação e, no curso dessa apuração, ficou evidente que a narrativa dos delatores não possuía qualquer respaldo de elementos autônomos e externos à colaboração. Este é mais um dos inquéritos abertos no auge da operação Lava Jato, nos quais os atores responsáveis, hoje já desmoralizados, instrumentalizaram o Poder Judiciário, com um projeto de poder e com graves prejuízos políticos e pessoais para a classe política. A Ministra Rosa Weber acatou a manifestação da Subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo e fez justiça ao determinar o arquivamento do processo."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS