CNJ lança ferramenta com opções de busca para facilitar adoção
Amanhã é o dia nacional da adoção. Além da ferramenta, o CNJ promoverá um tuitaço para chamar atenção para a causa usando a hashtag #AdotarÉAmor.
Da Redação
terça-feira, 24 de maio de 2022
Atualizado às 18:09
Amanhã, 25 de maio, é celebrado o dia nacional da adoção. A importância da data levou o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, a assinar a portaria que institui o SNA, um mecanismo de busca ativa para adoção. A novidade foi lançada durante a sessão plenária do CNJ desta terça-feira, 24.
De acordo com o Conselho, o SNA contará com uma ferramenta de busca ativa que pretende ampliar o acesso a informações de crianças e adolescentes acolhidos, aptos, mas sem pretendentes disponíveis compatíveis com seu perfil, de forma a aumentar suas chances de encontrar uma família.
A partir de hoje, será implementada a primeira parte do projeto: as unidades judiciais poderão indicar quais crianças e adolescentes estarão dispostos para a busca ativa, com a possibilidade de inclusão de fotos e vídeos deles próprios.
Outra novidade é a disponibilização de um ambiente virtual para que os mais de 32 mil pretendentes habilitados no sistema de adoção possam realizar consultas de todas as crianças e adolescentes previamente disponibilizados para busca ativa.
#AdotarÉAmor
Amanhã, o CNJ promoverá um tuitaço para chamar atenção para a causa usando a hashtag #AdotarÉAmor.
A ação conta com a participação de tribunais de todo o país e Migalhas participará desta ação. Vale lembrar que a população também pode fazer a sua parte, usando #AdotarÉAmor em postagens nas redes sociais.