"Amigo secreto": Lula, Moro e Lava Jato são tema de novo documentário
Documentário mostra como grande operação de combate à corrupção acabou por fragilizar o sistema de Justiça no Brasil. Longa estreia nos cinemas em 16 de junho.
Da Redação
terça-feira, 24 de maio de 2022
Atualizado às 10:09
Em junho de 2019, alguns meses após o início do governo Bolsonaro, o vazamento de conversas entre os membros da operação Lava Jato revelaria um grânde escândalo judicial - talvez o maior da história da República -, na série de reportagens conhecida como escândalo da "Vaza Jato".
Tendo como centro Lula, Moro, a Lava Jato e seus desdobramentos políticos, o documentário "Amigo Secreto" mostra como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de Justiça no Brasil.
No teaser do filme, é possível ouvir a voz do ministro Gilmar Mendes dizendo: "Não se combate crime cometendo crime". O ministro Ricardo Lewandowski diz: "Que que nos dizem as mensagens? Que os procuradores de Curitiba estavam acertando clandestinamente negociações com autoridades."
O filme é da premiada diretora Maria Augusta Ramos. A história é contada a partir do trabalho de jornalistas por trás das reportagens envolvendo a troca de mensagens entre procuradores e juiz, nos dois anos que se seguiram às primeiras publicações, quando o Brasil entrava em um longo período de turbulências.
O longa estreia nos cinemas em 16 de junho.
A sinopse do documentário diz que a entrada do ex-juiz Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas entre ele e procuradores abalaram a credibilidade da Lava Jato. "Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia."
O longa é protagonizado por Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil.
O documentário é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda. A distribuição é da Vitrine Filmes.
Assista ao teaser oficial: