SiqueiraCastro realizou a 1ª rodada de um ciclo nacional de debates
Os debates abordam os 10 anos da Lei de Mobilidade Urbana. Com grandes nomes do setor, encontro presencial aconteceu em São Paulo.
Da Redação
segunda-feira, 23 de maio de 2022
Atualizado às 14:19
Na última quinta-feira, 19/5, a área Regulatória da banca SiqueiraCastro promoveu, no escritório de São Paulo, a primeira rodada de um ciclo de debates sobre os "10 anos da Lei de Mobilidade Urbana". O objetivo do evento foi oxigenar as ideias e examinar o tema sob diferentes perspectivas para ampliar as reflexões e avaliar desafios e oportunidades após a primeira década da Lei nº 12.587/2012 no Estado de São Paulo, e em especial na sua capital. Esta ação se repetirá em outras capitais nacionais ao longo do ano.
Para entender os impactos do tema na sociedade e na vida nas cidades, a SiqueiraCastro convidou para o encontro autoridades, representantes de entidades do setor e empresários, que ofereceram suas contribuições numa reunião com tom propositivo.
Entre os participantes estiveram Francisco Christovam, presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPURBANUSS); Alexandre Trunkl, secretário-adjunto da Secretaria de Mobilidade e Trânsito do Município de São Paulo; Dalton Gaia, secretário do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de São Paulo - SMT/CMTT; Gilmar Pereira Miranda, secretário Executivo da Secretaria de Mobilidade e Trânsito do Município de São Paulo; Mauro Szwarcgun, representante da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo; Gabriel Feriancic, diretor da GPO SISTRAN e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Ricardo Panato, secretário-geral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. O evento contou com a apresentação de Carlos Roberto Siqueira Castro, sócio sênior e coordenador da área Regulatória do escritório e com a mediação de Amauri Saad, sócio e coordenador da área em São Paulo.
No encontro, foram apresentados os principais dados da mobilidade urbana na cidade de São Paulo; a agenda política de mobilidade urbana e sua importância no município; as ações do Governo do Estado em apoio à mobilidade e as ações que as concessionárias estaduais de rodovias têm executado nos municípios; as atividades dos Tribunais de Contas no controle das políticas públicas de mobilidade urbana; a ideia de mobilidade urbana como serviço (Mobility as a Service - MaaS) e o projeto de reforma da Lei de Mobilidade Urbana; entre outros.
Amauri Saad, apresentou em sua exposição os principais avanços da Lei de Mobilidade Urbana, as características do projeto de reforma da lei (PL 3278/2021) e os principais pontos de atenção. "O PL deve ser revisto se não quisermos ter retrocessos na gestão dos serviços públicos de transporte urbano. A distinção conceitual entre tarifa pública e tarifa de remuneração, e o direito público subjetivo das operadoras aos subsídios, trazidos pela Lei de Mobilidade Urbana em sua redação atual, devem ser mantidos", afirmou.
Segundo ele, o projeto de reforma é tímido em dois pontos fundamentais: a necessidade de federalização de alguns aspectos da gestão dos serviços, em especial a questão da resolução administrativa de disputas envolvendo equilíbrio econômico-financeiro, e o financiamento dos serviços, com vistas à sua sustentabilidade econômico-financeira. "Estamos trabalhando em sugestões nesse sentido, que oportunamente, apresentaremos ao Senado Federal e às entidades representativas do setor. A nossa tarefa - e o ciclo de debates que inauguramos é um esforço nesse sentido - é fomentar a discussão de alto nível sobre a mobilidade urbana e os serviços públicos de transporte coletivo no Brasil", finaliza Amauri.
A próxima rodada será em Brasília, na segunda quinzena de junho, em data a ser divulgada em breve.