Portugal está à frente do Brasil no quesito regulação?
Vitalino Canas, presidente do Conselho Diretivo do FIBE, explica que o fato de Portugal estar inserido no espaço europeu impacta nas questões de regulação, e o país possui aspectos regulatórios bem desenvolvidos.
Da Redação
segunda-feira, 18 de abril de 2022
Atualizado às 09:27
Regulação foi o tema de entrevista concedida pelo presidente do Conselho Diretivo do FIBE - Fórum Integração Brasil Europa, Vitalino Canas, ao Migalhas. Ele falou sobre a diferença entre Portugal e Brasil no aspecto regulação estatal. Para ele, o fato de Portugal estar inserido no espaço europeu faz com que o país tenha aspectos regulatórios já muito desenvolvidos. Por isso, acredita que a troca de experiências no Fórum permitirá desenvolvimentos futuros.
Canas destacou um aspecto relevante relacionado à reprivatização dos setores econômicos, de entregar a instituições com alguma independência o acompanhamento dos mercados e das empresas. Para ele, pode haver setores em que o estado tenha de "intervir mais".
Conflito Rússia e Ucrânia
Ao Migalhas, Vitalino Canas ainda explicou como o conflito entre Rússia e Ucrânia pode influenciar Portugal. Para ele, o conflito terá impacto a nível global de regulação e fluxos econômicos, o que também irá influenciar os país em setores fundamentais como a energia.
O evento
O FIBE - Fórum Integração Brasil Europa tem por propósito constituir um espaço de debate público para promover, gerar e disseminar conhecimento que contribua para a integração entre Brasil e a Europa. Neste ano, o Fórum realiza o evento "Os desafios do desenvolvimento: o futuro da regulação estatal", um instrumento cada vez visado para estimular investimentos.
Confira a programação do Fórum.