Projeto "Calçada da Cidadania" é alinhado em evento
O projeto levará alunos do ensino médio das redes pública e privada do RJ a conhecer a história dos dois órgãos públicos e das duas entidades jurídicas.
Da Redação
sexta-feira, 1 de abril de 2022
Atualizado em 31 de março de 2022 17:06
Quem percorre toda a calçada da Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio de Janeiro passa pelas sedes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros e da OAB/RJ. Contudo, poucos sabem da importância dessas instituições.
"Calçada da Cidadania" é o nome do projeto que irá levar alunos do ensino médio das redes pública e privada do Rio a conhecer a história dos dois órgãos públicos e das duas entidades jurídicas. A ideia foi alinhada na última terça-feira, 29/3, no evento realizado no canal da OAB/RJ no YouTube, que contou com a participação virtual da presidente nacional do IAB, Rita Cortez.
O evento foi organizado para apresentar a proposta de convênio entre o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, dirigido por Aderson Bussinger Carvalho, e o CDM/MPRJ - Centro de Memória do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, coordenado por Marcio Klang. O escopo da parceria foi ampliado para a inclusão do IAB e da Defensoria Pública.
"As quatro instituições, de um modo geral, são pouco conhecidas da população e precisam ser apresentadas aos jovens estudantes", defendeu Marcio Klang, ao propor a assinatura de um Termo de Cooperação entre elas.
O procurador de justiça contou que tudo começou em 2019, quando o CDM/MPRJ firmou parceria com o Museu Histórico Nacional, situado numa rua próxima à sede do Ministério Público. "Lançamos a exposição 127 anos de Ministério Público, visitada por alunos que iam, primeiramente, ao museu", relatou. Segundo ele, o projeto foi interrompido com a pandemia e a sua retomada pode fazer parte da criação de um "corredor cultural" ligando as quatro instituições.
Aderson Bussinger Carvalho comentou que "a parceria com o MP começou a ser discutida em 2019, mas tudo foi suspenso pela pandemia, sendo retomado recentemente com a expectativa de incluir no projeto o IAB e a Defensoria Pública, para realização conjunta de exposições, painéis, palestras e debates".
Rita Cortez convidou todos a conhecerem o Centro de Memórias do IAB no site da entidade. "Além disso, temos um ótimo espaço para visitação formado pelo plenário histórico e o museu", ressaltou.
A presidente também informou sobre a criação recente da Comissão Augusto Teixeira de Freitas de Pesquisa, Documentação e Coordenação do Centro de Memórias, presidida por Paulo Joel Bender Leal, representante estadual do IAB no Rio Grande do Sul, e destinada a fomentar o acervo histórico do IAB.
Também participaram do encontro virtual a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio; a historiadora responsável pelo CDM/MPRJ, Nataraj Trinta Cardozo; a diretora do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/RJ, Paula Vergueiro; o diretor de Comunicação da Seccional, Marcus Vinícius Cordeiro; a doutora em Direito e coordenadora da Revista Eletrônica da OAB/RJ, Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca, e a defensora pública Adriana Brito.
________