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Greenwashing

Combate ao Greenwashing se intensifica com tecnologia e legislação

De acordo com a startup Kronoos, pesquisas por envolvimento de empresas com desrespeito às leis ambientais cresceram 300% em 2021.

Da Redação

segunda-feira, 28 de março de 2022

Atualizado em 25 de março de 2022 17:31

A exigência cada vez maior do mercado corporativo de atitudes condizentes com os princípios ESG (environment, social and governance), de acordo com a startup Kronoos, tem levado muitas empresas que ainda não se encontram nos níveis ideais desta métrica a tentarem maquiar suas realidades praticando aquilo que se convencionou chamar de Greenwashing.

O termo se refere a tentativas de enganar possíveis investidores demonstrando preocupação com o meio ambiente, mas escondendo problemas nesta área ocorridos no passado.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Atento a esta estratégia, o ambiente institucional procura cada vez mais novas formas de evitar este "golpe". Segundo o Kronoos, prova disso é o crescimento das pesquisas relacionadas ao assunto na própria plataforma. De acordo com a startup, em 2021 foram feitas 300% mais pesquisas buscando informações sobre o envolvimento de empresas com problemas ambientais do que em 2020.

"Não é segredo para ninguém que as propagandas na televisão e todo o aparato de marketing tradicional e digital não podem ser usadas como verdade para conhecer o histórico de respeito à sustentabilidade e outros aspectos das empresas com quem se negocia. Felizmente, a tecnologia tem avançado muito rápido neste sentido e permitido trazer à tona em questão de segundos aquilo que muitos preferem esconder", diz o CEO do Kronoos, Alexandre Pegoraro.

O Kronoos realiza pesquisas em mais de 3,5 mil fontes para conferir a idoneidade de pessoas e empresas. Para isso a legaltech de BIG DATA faz mineração de dados através de fontes nacionais e internacionais, realizando análises, a partir de IA, para verificação de processos, vestígios de corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, leis ambientais, crédito e mídia negativa, entregando esse resultado para os clientes em menos de um minuto.

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