MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça nega pedido de advogada que perdeu prazo por estar com covid
Prazo processual

Justiça nega pedido de advogada que perdeu prazo por estar com covid

O colegiado concluiu que a procuradora "nada aportou aos autos a respeito de seu estado de saúde, tampouco qualquer atestado médico que comprovasse a impossibilidade de forma absoluta de exercer sua profissão".

Da Redação

domingo, 13 de março de 2022

Atualizado às 17:23

A 3ª câmara de Direito Comercial do Tribunal do TJ/SC negou recurso da advogada que perdeu o prazo processual sob a alegação de que estaria doente, acometida pelo novo coronavírus. A decisão foi proferida pelo desembargador Jaime Machado Júnior, relator do caso.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SC nega recurso de advogada que não comprovou incapacidade para trabalho pela covid-19.(Imagem: Freepik)

Na origem o juízo concedeu para juntada de procuração e de recolhimento em dobro do preparo recursal, todavia, o prazo passou sem a manifestação da advogada. Por conta disso, o recurso em razão do descumprimento das ordens não foi conhecido. Inconformada com a decisão, a advogada recorreu da decisão, alegando a impossibilidade de cumprimento do comando judicial porque ficou doente da covid-19.

Ausência de provas

O magistrado pontuou que a jurisprudência consolidada do STJ prevê, inclusive para os casos decorrentes da pandemia da covid-19, que somente quando a procuradora está impossibilitada de forma absoluta para o exercício da profissão se caracteriza a justa causa idônea para a devolução do prazo recursal.

"No caso, embora (...) tenha alegado que foi acometida pela covid-19, nada aportou aos autos a respeito de seu estado de saúde, tampouco qualquer atestado médico que comprovasse a impossibilidade de forma absoluta de exercer sua profissão ou de substabelecer o mandato."

Nesse sentido, o colegiado negou o pedido da advogada. A decisão foi unânime.

Leia o acórdão

Informações: TJ/SC

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS