MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB atuará como assistente em caso sobre contratação de escritórios
Procedimento administrativo

OAB atuará como assistente em caso sobre contratação de escritórios

No pedido enviado ao CNMP, a Ordem destaca que o tema é de interesse da advocacia e que a recomendação do MP baiano contraria normas e leis que estabelecem as formas de contratação de advogados pelos entes públicos.

Da Redação

sábado, 12 de março de 2022

Atualizado em 13 de março de 2022 07:49

CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público admitiu a entrada da OAB nacional como assistente em um procedimento administrativo contra o MP da Bahia. A ação foi apresentada pela OAB/BA, contra uma recomendação do órgão que sugere a rescisão de acordos e a não contratação de escritórios de advocacia pelo município de Madre de Deus/BA. 

Mesmo a prefeitura e os escritórios envolvidos tendo demonstrado a legalidade da contratação, o MP/BA fez recomendações para que o ente público não fizesse mais a contratação dos serviços advocatícios sem licitação.

 (Imagem: Reprodução | Facebook)

OAB nacional atuará no CNMP em caso sobre contratação de escritórios.(Imagem: Reprodução | Facebook)

No pedido enviado ao CNMP, a OAB nacional destacou que o tema é de interesse da advocacia e que a recomendação do MP baiano contraria normas e leis que estabelecem as formas de contratação de advogados pelos entes públicos.

A Ordem apontou que o serviço advocatício, pela própria natureza do trabalho, compreende prestação singular, uma vez que cada profissional habilitado tem os seus conhecimentos individuais, sua tecnicidade e sua própria capacidade e características que tornam, por si só, inviável a contratação do serviço por meio de licitação.

"A lei 8.666/93 exclui os serviços de advocacia de certames licitatórios no patrocínio de causas judiciais de entes públicos, uma vez que o art. 25, da lei 8.666/93, diz textualmente que 'é inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição', prevendo-se o caso de contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13."

No entendimento da OAB, a recomendação exarada pelo MP/BA contraria diversos dispositivos legais e até mesmo uma Recomendação do próprio CNMP, que afirmou "não ser ilícito ou ímprobo a contratação direta de advogado ou escritório de advocacia por ente público" (recomendação 36/15).

Desta forma, a Ordem recomendou aos membros do MP que, caso haja entendimento de irregularidades em qualquer contratação, eventual ação a ser proposta deve ser subsidiada pela descrição do descumprimento dos requisitos da Lei de Licitação.

O relator no CNMP, conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr., deferiu o ingresso do Conselho Federal como assistente da seccional da Bahia no caso. O relator também já aceitou o pedido de liminar feito pela OAB/BA para suspender os efeitos da recomendação do MP/BA e determinar ainda a suspensão de todo e qualquer procedimento eventualmente instaurado em virtude do descumprimento da Recomendação.

Informações: OAB Nacional. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS