Com sonho de ser juiz, garoto de 13 anos passa em 1º lugar em Direito
O estudante diz se espelhar na atuação de Sergio Moro quando juiz da Lava Jato.
Da Redação
quarta-feira, 9 de março de 2022
Atualizado às 08:18
Em busca de realizar o sonho de ser juiz Federal, o estudante Caio Temponi, de apenas 13 anos, foi aprovado em primeiro lugar no curso de Direito da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A aprovação foi pelo sistema do SISU, pela prova do Enem.
O garoto está no 2º ano do ensino médio, e decidiu que ainda não é a hora de cursar a faculdade. No fim deste ano, ele deve prestar novamente o Enem e, quem sabe, seguir os estudos rumo à sua escolha profissional.
O sonho de ser juiz Federal nasceu de sua admiração pela atuação de Sergio Moro à frente da operação Lava Jato, quando Caio tinha apenas cinco anos de idade. Hoje, o futuro juiz estuda dez horas por dia e diz que o sonho o ajuda a manter o foco nos estudos.
Assista à entrevista:
Caio e a família são naturais de Três Rios/RJ, mas vivem no Ceará. A mãe, Laurismara Temponi, conta que, bem cedo, os pais perceberam que Caio tinha facilidade de aprendizado e estava adiantado em relação aos colegas de turma. Eles buscaram ajuda profissional e avançaram o garoto no ano escolar - hoje, ele está três anos à frente do indicado para a idade.
A mãe conta orgulhosa que o garoto também foi aprovado para o curso de Administração da UECE, universidade estadual do Ceará, e ficou em 1º lugar no concurso da Epcar - Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, depois de acertar todas as questões. Ele foi o mais novo aprovado, aos 12 anos.
Nas horas vagas, o garoto gosta de jogar futebol, xadrez e pingue-pongue. Mas seu "xodó" é o canal do Youtube, Gabaritando com Caio Temponi, onde ensina matemática a crianças.