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Empreendedorismo

Início de ano é hora de rever propostas não fechadas

Follow up de retornos comerciais negativos é fundamental para compreender o cliente.

Da Redação

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Atualizado em 22 de fevereiro de 2022 18:36

O empreendedorismo coloca uma série de desafios ao empresário, especialmente com a pandemia, que obrigou muitos a se reinventarem. Empreender, inclusive, virou o jogo para muitas pessoas que ficaram sem alternativa com a perda do emprego. Fato é que ter um negócio gerou motivação para milhões de brasileiros.

De acordo com a BM Finance Group, empreendedores que enviaram propostas em 2021 e não obtiveram respostas têm agora, no início do ano, o período indicado para retomar essas prospecções, afinal, compreender o silêncio do cliente faz parte do desenvolvimento do negócio.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Para a especialista em precificação e finanças, CEO e fundadora da BM Finance Group Beatriz Machnick, o ano passado foi um longo período difícil para o empresário e também para muitos públicos-alvo. Isso fez com que muitas propostas ficassem sem resposta:

"Foi um ano positivo para o empreendedorismo, pelo lado da abertura de novos negócios, mas para a manutenção de empresas em atividade muitas questões ficaram em aberto, como as propostas enviadas sem retorno".

Buscar o feedback do cliente do "porquê" ele não fechou com a sua empresa é uma grande oportunidade de melhorar as estratégias, capacitar o comercial e ser mais assertivo na comunicação. Trabalhar com uma perspectiva de fechamentos de 70% a 80% das propostas enviadas é fundamental. E, se isso não está acontecendo, tem algum gargalo neste fluxo, afirma a especialista, destacando que há duas esferas no trato com o cliente: negociação e preço.

Na esfera da negociação, não se fala em preço: é o momento de agregar valor e mostrar diferencial. "Quando você sentir que o cliente já contratou na esfera da negociação, aí se fala do preço como uma sugestão. Afinal, se o cliente gostou da proposta, o preço é negociável", ensina.

Compreender o cliente em suas diferentes situações e de acordo com o momento da conjuntura econômica será possível ao retomar a negociação de onde se parou. "Fazer um follow up cuidadoso é chave, porque seja qual for a resposta que o empresário receber, ela contribuirá para a compreensão de como se está desenvolvendo o negócio. Resultados abaixo do esperado também são indicadores, principalmente do que precisa mudar", finaliza.

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