Ernando Uchoa Lima, ex-presidente da OAB, morre aos 89 anos
Antes de ser presidente da OAB Nacional, Ernando Uchoa Lima presidiu a OAB/CE e trabalhou extensivamente pelos Direitos Humanos.
Da Redação
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
Atualizado em 28 de dezembro de 2021 10:00
Nesta segunda-feira, 27, faleceu Ernando Uchoa Lima aos 89 anos. Em sua extensa carreira na advocacia, Ernando Uchoa Lima foi presidente nacional da OAB.
A presidente em exercício da OAB Ceará, Vládia Feitosa, decretou luto oficial por três dias (portaria 105/21 e determinou que as bandeiras da Sede da Seccional e das Subseções de todo o Estado permaneçam hasteadas a meio mastro durante esse período. Não haverá velório. Será uma cremação restrita aos familiares.
Trajetória
Nascido em 1932, o advogado foi o único cearense a comandar o Conselho Federal da OAB no triênio 1995 a 1999, e antes disso exerceu a presidência da OAB Ceará nos triênios 1989/1991 - 1991/1993. Ernando Uchôa Lima teve sua trajetória marcada por uma relevante atuação na seara criminal, magistério e carreira política, tendo exercido o cargo de Senador da República, Secretário de Estado nas pastas de Justiça e Cultura. Era membro da Academia Cearense de Letras e já foi agraciado com as comendas: medalha Advogado Padrão da OAB-CE, medalha José de Alencar e Troféu Sereia de Ouro.
Notas de pesar
IAB manifesta profundo pesar pela morte, aos 89 anos, do consócio Francisco Ernando Uchôa Lima, ocorrida em Fortaleza/CE. O advogado ingressou no IAB em 1995, ano em que assumiu a presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - CFOAB, tornando-se até hoje o único cearense a ocupar o cargo. O CFOAB decretou luto oficial de três dias. Francisco Ernando Uchôa Lima era casado com Regina Uchôa e não teve filhos.
"Com muita tristeza e saudade, comunico o falecimento do ilustre e querido amigo MHV Ernando Uchoa Lima. Foi um grande presidente do CFOAB, muito digno, conciliador, acolhedor e fraterno com todos nós. Deixa um exemplo para o Ceará, para o Brasil e para a advocacia brasileira. Que Deus abençoe sua alma e espírito e proteja sua família". Siqueira Castro
"Com enorme tristeza, recebo a notícia do falecimento do jurista e ex-presidente da OAB Nacional Ernando Uchoa Lima. Este grande amigo e irmão destacou-se enquanto homem de conduta pessoal, ética e profissional irretocáveis, com passagens memoráveis pela presidência da OAB/CE e como membro do Conselho da Justiça Federal, representando a classe dos advogados. De notável conhecimento jurídico e humanístico, Ernando Uchoa Lima representa uma perda irreparável não só para a advocacia, mas também para todo o sistema de Justiça e para a sociedade brasileira. Seu legado de honrosos serviços prestados à cidadania será eterno! Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte a família e os amigos neste momento de luto". Ministro Humberto Martins, presidente do STJ.
"Uma perda imensurável para o direito. A Ordem se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor e reitera que seu legado muito nos orgulha e será sempre lembrado, não só no estado do Ceará, mas em todo o país". Vládia Feitosa, presidente em exercício da OAB Ceará.
"Em meu nome e da Academia Brasileira de Direito Criminal - ABDCRIM, registro com imensa tristeza e pesar o falecimento do Acadêmico Ernando Uchoa Lima, que tomou posse em 1996, ilustre Advogado Criminalista cearense, que presidiu o Conselho Federal da OAB. Nossos sentimentos e que o amigo, colega e confrade, que fará muita falta, descanse em paz", Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da ABDCRIM e sócio do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados.