sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
Migalhas

MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Patricia Vanzolini vence a eleição na OAB/SP
Eleições OAB 2021

Patricia Vanzolini vence a eleição na OAB/SP

Eleita será a primeira mulher a dirigir a seccional paulista, que é a maior do país, com 333 mil advogados.

Da Redação

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Atualizado em 27 de novembro de 2021 10:57

Maria Patricia Vanzolini Figueiredo foi eleita presidente da OAB/SP para o próximo triênio, de 2022 a 2024. O pleito foi realizado nesta quinta-feira, 25. Patricia será a primeira mulher a dirigir a seccional paulista, que é a maior do país, com 333 mil advogados.

 (Imagem: Divulgação)

Chapa Muda OAB/SP é eleita.(Imagem: Divulgação)

Presidente eleita

Patricia Vanzolini é fundadora e diretora do Movimento 133 - M133. Possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo - ABRACRIM-SP e sócia do Escritório  Brito e Vanzolini Advogados Associados.

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Damásio Educacional. Autora de obras como "Manual de Direito Penal", pela editora Saraiva, e o mais recente "Teoria da Pena: Sacrifício, Vingança e Direito Penal", publicado pela editora Tirant Brasil, entre outros.

Veja a fala da presidente eleita no recente debate entre os candidatos realizado por Migalhas em parceira com o MDA.

Com a palavra, a presidente

"Com a alegria e a honra de ser escolhida a primeira mulher a presidir a OAB de São Paulo, venho agradecer em nome de todos os integrantes da Chapa 14 - Muda OAB o histórico apoio recebido pela advocacia paulista à nossa chapa. Mais do que representar a primeira mulher no comando da maior seccional do país, reconheço o peso da responsabilidade que é reconstruir a OAB com meu compromisso de atuar na defesa intransigente das prerrogativas de todos os advogados e da valorização da profissão, do primeiro ao último dia de meu mandato. O momento é de união e responsabilidade, com o compromisso de atuar para todos os advogados, independentemente da chapa que eles defenderam neste pleito."

Vice-presidente

Leonardo Sica, eleito vice-presidente, formou-se na Faculdade de Direito da USP, mestre e doutor em Direito Penal e sócio do escritório Sica Advocacia. Foi presidente da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo entre 2015 e 2016, membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB no biênio 2017-2018 e conselheiro do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola.

É também um dos fundadores do Movimento 133, criado com o objetivo de valorizar a advocacia e fortalecer a profissão como meio de acesso à justiça.  Sica é autor dos livros "Justiça restaurativa e mediação penal" (2002) e "Direito penal de emergência e alternativas à prisão" (2007). Além disso, é coautor do Código Penal Interpretado da Editora Manole (2011), do livro Reforma Criminal (Revista dos Tribunais, 2004) e do Dicionário Brasileiro de Direito Constitucional (Saraiva, 2007), entre outras publicações.

Chapa Muda OAB/SP

Confira a composição da chapa vencedora:

Secretária-Geral: Daniela Marchi Magalhães

Secretário-Geral Adjunto: Dione Almeida Santos

Tesoureiro: Alexandre de Sá Domingues

Presidente da CAA: Adriana Galvão Moura Abilio

Vice-Presidente da CAA: Domingos Assad Stocco

Conselho Federal - Titulares: Alberto Zacharias Toron, Carlos José Santos da Silva, Silvia Virginia Silva de Souza

Conselho Federal - Suplentes: Alessandra Benedito, Daniela Campos Liborio, Helio Rubens Batista Ribeiro Costa

Toron e Carlos José (Cajé) retornam ao Conselho Federal, do qual já fizeram parte em mandatos anteriores, e Daniela Libório foi reeleita, pois compõe atualmente o CFOAB.

OAB/SP

Fundada em 22 de janeiro de 1932, a OAB/SP é a maior secional do Brasil, com mais de 450 mil profissionais inscritos, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas. Mantém 120 comissões atuantes, entre permanentes e especiais, que desenvolvem trabalhos de estudo e aperfeiçoamento da legislação, além de zelar pela advocacia paulista e pelos cidadãos. São 915 postos de atendimento espalhados por todo o Estado, incluindo a seccional e as 253 subseções, e 241 pontos de certificação digital. 

Apuração

O pleito tem o total de 1.014 urnas. A votação, ao final, ficou assim definida:

Manifestações

O MDA - Movimento de Defesa da Advocacia cumprimentou a presidente eleita e todos os integrantes da chapa pela vitória e desejou sucesso no importante desafio. "A união da classe é fundamental para a plena realização do papel constitucional da atividade, essencial para a manutenção do Estado Democrático de Direito."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram