MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorventes femininos
Saúde feminina

Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorventes femininos

Nas razões do veto, o presidente justificou que o texto não estabeleceu a fonte de custeio.

Da Redação

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Atualizado às 13:07

Nesta quinta-feira, 7, Jair Bolsonaro sancionou a lei 14.214/21, que institui o programa de proteção e promoção da saúde menstrual. O presidente da República, porém, vetou a distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda de escolas públicas e mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. A norma foi publicada no DOU de hoje.

Nas razões do veto, o presidente justificou que o projeto não estabeleceu a fonte de custeio.

"Embora meritória a iniciativa do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que não há compatibilidade com a autonomia das redes e estabelecimentos de ensino. Ademais, não indica a fonte de custeio ou medida compensatória."

 (Imagem: Isac Nóbrega/PR)

Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorventes.(Imagem: Isac Nóbrega/PR)

Pobreza menstrual

O projeto teve origem na Câmara dos Deputados e foi aprovado no Senado no último dia 14/9. O texto previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias.

O objetivo do projeto era promover uma estratégia de saúde e atenção à higiene, combatendo a precariedade menstrual - a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação feminina.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS