Alexandre Frota pede suspensão do PIX até regulamentação pelo BC
O parlamentar salienta o aumento de crimes contra os cidadãos para que sejam transferidos valores por meio do PIX.
Da Redação
quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Atualizado às 14:43
O deputado Federal Alexandre Frota apresentou o PL 3.378/21 que busca a determinação aos bancos, e demais instituições financeiras, a suspensão de operações por PIX até o dia em que o Banco Central regulamentar este tipo de transferência.
De acordo com o projeto, a regulamentação do PIX deverá contemplar a segurança individual do cidadão e a responsabilização dos bancos.
O texto diz o seguinte:
Art. 1° Ficam suspensas as operações de transferência de valores entre pessoas físicas ou jurídicas denominadas PIX.
§ 1º A suspensão de que trata o caput deste artigo terá duração até o dia em que o Banco Central regulamentar este tipo de transferência.
§ 2º A regulamentação mencionada no parágrafo anterior deverá contemplar a segurança individual do cidadão e a responsabilização dos bancos e instituições financeiras por transferências ilegais ou criminosas.
Art.2º Não poderá haver qualquer tipo de exclusão de responsabilidade dos bancos e demais instituições financeiras no que tange todo o artigo anterior.
Justificativa
O parlamentar afirmou é "rotineiro" o cometimento de crimes contra os cidadãos para que sejam transferidos valores de forma violenta para que se façam transferências eletrônicas imediatas, através da modalidade PIX.
Assim, para Alexandre Frota, o Banco Central deve regulamentar este tipo de transação financeira para dar garantias aos seus clientes.
"O Poder Legislativo deve dar uma resposta imediata a esta nova modalidade criminosa, a sociedade requer respostas rápidas na prevenção e punição dos crimes que se renovam a cada dia."
Leia a íntegra do projeto.