MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Medida zera imposto de produtos para pessoas com deficiência
Importação | Acessibilidade

Medida zera imposto de produtos para pessoas com deficiência

Decisão vale para alguns produtos como próteses para pernas, teclados e outros dispositivos de acessibilidade.

Da Redação

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Atualizado às 15:19

O governo Federal aprovou a redução a zero do imposto de importação para cinco produtos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Os produtos que tiveram o imposto zerado incluem próteses endoesqueléticas transfemurais (próteses para pernas), teclados e outros dispositivos de acessibilidade a computadores, além do medicamento Atezolizumabe, para tratamento do câncer.

As medidas foram aprovadas pelo Gecex da Camex do ministério da Economia, modificando o imposto por meio da inclusão dos produtos na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum ou na Lista de Bens de Informática e Telecomunicações.

 (Imagem: Freepik)

Pessoas com deficiência não pagarão imposto na importação de alguns produtos.(Imagem: Freepik)

Pedido e conquista

Segundo Christiane Aquino, diplomata e co-fundadora da ONG Movimento Down, responsável pelo pedido, é uma grande conquista para a população que precisa desses equipamentos e medicamentos, e que vai ser beneficiada pela decisão, com acesso mais barato aos itens.

Esse é um pleito antigo do Movimento Down - que luta pela inclusão de pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual - com o apoio do escritório Cescon Barrieu Advogados e CJA Trade Law.

O pedido apresentado inicialmente englobava cerca de 90 produtos - como cadeiras de rodas, computadores adaptados, impressoras de braile e software de conversão de voz, bengalas, óculos com lentes corretivas, escova de dente elétrica, mouse controlado pelo movimento dos lábios, entre outros equipamentos e dispositivos.

O pleito visava beneficiar mais de 45 milhões de pessoas (cerca de 25% dos brasileiros) que possuem algum tipo de deficiência, de acordo com o IBGE.

Segundo o advogado Luciano de Souza, especialista em Relações Governamentais do Cescon Barrieu Advogados, o texto solicitava revisão de alíquota tarifária de importação de produtos, peças e acessórios de Tecnologia Assistiva e outros itens de acessibilidade para pessoas com deficiência.

"Também apresentava como base a falta de empresas no Brasil na fabricação de produtos para uso de pessoas com deficiência, falta de competitividade e baixa qualidade dos produtos, e pouco desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (que inclui uma ampla gama de equipamentos necessários para promover acessibilidade)."

Acessibilidade

A decisão do governo incluiu na Letec três tipos de próteses endoesqueléticas transfemurais - em titânio, fibra de carbono ou alumínio - e todas tiveram redução de alíquotas de 4% para 0%.

Além disso, a taxa de importação de 12% foi reduzida a 0% para dois tipos de teclados especiais para computadores: o teclado alternativo e programável e o teclado especial com possibilidade de reversão de função mouse/teclado.

As máscaras de teclado e os softwares de teclado virtual com dispositivo de varredura, apresentados em forma de memory cards, também tiveram suas alíquotas reduzidas a 0%, de um patamar vigente de 8% e 2%, respectivamente. Nos casos dos teclados e dos softwares, o instrumento de redução tarifária utilizado foi a Lista de Bens de Informática e Telecomunicações.

______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS