MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz limita contribuição a terceiros a 20 salários-mínimos
Contribuição sobre a folha de salários

Juiz limita contribuição a terceiros a 20 salários-mínimos

Uma empresa buscou a Justiça pleiteando que a exigência das contribuições a terceiras entidades se limite a base de cálculo de 20 salários-mínimos. O pedido foi atendido pelo magistrado.

Da Redação

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Atualizado às 18:59

União deve se abster de exigir contribuições destinadas ao Incra, Sebrae, ABDI, APEX, SESI E SENAI sem a limitação da base de cálculo de 20 salários-mínimos. Assim determinou o juiz Rafael Minervino Bispo, da 2ª vara Federal de Osasco/SP, ao atender o pleito de uma empresa da indústria e comércio.  

 (Imagem: Stocksnap)

(Imagem: Stocksnap)

A empresa buscou a Justiça com o objetivo de suspender a exigibilidade do crédito tributário relativo às contribuições ao INCRA, SENAI, SESI, SEBRAE, ABDI, APEX e FNDE - salário educação na parte em que excederem a base de cálculo de 20 salários-mínimos. Essas contribuições são cobradas tendo por base de cálculo o valor total da folha de salários.

Ao apreciar o caso, o juiz invocou dispositivo da lei 6.950/81, o qual dispõe o seguinte:

Art 4º - O limite máximo do salário-de-contribuição, previsto no art. 5º da Lei nº 6.332, de 18 de maio de 1976, é fixado em valor correspondente a 20 (vinte) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.

Parágrafo único - O limite a que se refere o presente artigo aplica-se às contribuições parafiscais arrecadadas por conta de terceiros.

O magistrado observou houve revogação na lei, mas a mudança se deu apenas em relação às contribuições para a previdência social e não em relação às contribuições de intervenção no domínio econômico destinadas a entidades paraestatais.

Assim, para o juiz, o limite fixado no artigo 4º (de 20 salários-mínimos) se aplica em relação às contribuições para SESI, SENAI, SEBRAE, INCRA, SENAC e SESC.

"Pelo exposto, DEFIRO PARCIALMENTE A LIMINAR para determinar que a autoridade coatora se abstenha de exigir, em relação aos fatos geradores posteriores à intimação desta decisão, as contribuições destinadas ao INCRA, SEBRAE, ABDI, APEX, SESI E SENAI sem a limitação da base de cálculo prevista no artigo 4º, parágrafo único, da Lei 6.950 de 1981, observado o exposto na fundamentação."

O escritório Correa, Porto | Sociedade de Advogados defendeu a empresa.

Leia a decisão.

______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...