PEC torna prioritário pagamento de precatórios para idosos
X
Da Redação
quinta-feira, 25 de janeiro de 2007
Atualizado às 09:07
Proposta
PEC torna prioritário pagamento de precatórios para idosos
A Câmara analisa a PEC 588/06 (clique aqui), que torna prioritário o pagamento de precatórios aos maiores de 60 anos. Segundo a proposta, de autoria do deputado André Zacharow, os pagamentos devidos por municípios e estados e pela União, em virtude de sentenças judiciárias, não serão feitos na ordem cronológica de apresentação dos precatórios no caso de credores idosos. Para ele, o pagamento, além de prioritário, deverá ser feito em espécie.
O autor da PEC ressalta que, apesar de os idosos terem prioridade no andamento de qualquer processo judicial, "não se previu a concretização da seqüência desse direito". "Ou seja, concluído o processo judicial e quando dele decorrem pagamentos do Poder Público por precatórios, tal preferência não ocorre", afirma.
André Zacharow lembra ainda que muitos idosos morrem antes de receber os valores devidos pelo Estado e "outros são obrigados a vender os precatórios". Muitas empresas compram o direito por cerca de 30% de seu valor.
Tramitação
A proposta foi apensada à PEC 250/04 (clique aqui), do deputado José Militão, que cria ordem de crédito de natureza alimentícia, de pagamento prioritário, para os que têm idade igual ou superior a 65 anos. Os textos terão sua admissibilidade votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovados, serão analisados por uma comissão especial.
_________