MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Procuradores e advogados da União enviarão a Bolsonaro nomes para AGU
Advogado-Geral da União

Procuradores e advogados da União enviarão a Bolsonaro nomes para AGU

Seis nomes mais votados entre as carreiras vão compor lista sêxtupla, mas escolha do presidente não precisa segui-la.

Da Redação

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atualizado às 14:44

Procuradores da Fazenda Nacional e advogados da União iniciaram, nesta quinta-feira, 15, a votação que vai definir a lista sêxtupla com sugestões para a indicação do novo advogado-Geral da União. Os mais votados vão compor documento a ser entregue ao presidente Jair Bolsonaro no próximo dia 30 de julho.

Vale lembrar que a lista sêxtupla não é vinculante, e o advogado-Geral da União sequer precisa ser da carreira. A nomeação é atribuição exclusiva do presidente da República, que pode escolher qualquer cidadão que tenha mais de 35 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada.

Atualmente, o cargo é ocupado por André Mendonça, indicado recentemente para o STF.

 (Imagem: Carolina Antunes/PR)

(Imagem: Carolina Antunes/PR)

A votação da lista é coordenada pelo Forvm - Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, formado pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), pela Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur) e pela Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni).

Ao defender a iniciativa, o presidente do Forvm e do Sinprofaz, Achilles Frias, destaca que a elaboração da lista pelos integrantes da AGU "reforça o princípio democrático dentro e fora da Instituição e confere legitimidade aos nomes, que serão escolhidos pelos pares em virtude da competência técnica demonstrada no exercício de suas funções".

Processo de votação

A votação ocorrerá de forma on-line em duas etapas, por meio do endereço www.listatripliceagu.com.br. Na primeira fase, de 15 a 19 de julho, os advogados públicos poderão indicar cinco nomes. A lista com os dez nomes mais votados de cada uma das duas carreiras.

Na segunda etapa, a ser realizada nos dias 28 e 29 de julho, os mais votados da primeira fase serão submetidos a nova eleição, na qual os associados às entidades poderão indicar até três nomes. Os três advogados da União e os três procuradores da Fazenda Nacional mais votados na etapa final integrarão a lista sêxtupla, que será divulgada no dia 30 de julho.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...