MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CPI da Covid aprova depoimento secreto de Wilson Witzel
Investigação

CPI da Covid aprova depoimento secreto de Wilson Witzel

Ex-governador do RJ afirmou ter "fatos gravíssimos" sobre a intervenção do governo Federal no combate à pandemia.

Da Redação

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Atualizado às 15:37

Os senadores que fazem parte da CPI da Covid aprovaram o requerimento para a realização de depoimento secreto do ex-governador do RJ Wilson Witzel. Na última vez em que esteve no Senado, Witzel afirmou ter "fatos gravíssimos" sobre a intervenção do governo Federal no combate à pandemia.

O pedido foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues após o ex-governador dizer que apresentaria novas informações se não tivesse que estar no Senado.

Após a aprovação, o relator, Renan Calheiros, disse que ainda será determinado o local do depoimento.

 (Imagem: Reprodução)

Ex-governador do RJ Wilson Witzel em depoimento à CPI da Covid.(Imagem: Reprodução)

A nova convocação de Witzel, que depôs na CPI no último dia 16, gerou debate acalorado na reunião. Os senadores Marcos Rogério  e Ciro Nogueira  questionaram a ausência, no requerimento, do local da sessão secreta. Jorginho Mello afirmou que o ex-governador, cassado pelo STJ por acusações de corrupção, não pode determinar onde será ouvido.

Os requerentes, Alessandro Vieira e Randolfe, o presidente da CPI, Omar Aziz, e o relator, Renan Calheiros, lembraram o fato grave apontado por Witzel - a existência de uma máfia que controla os hospitais Federais do Rio de Janeiro - e as ameaças à vida do ex-governador para justificar a diligência.

Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado, perguntou que encaminhamento será dado a eventuais acusações de Witzel que não tenham relação com o objeto da comissão.

Bate-boca

Da primeira vez em que foi convocado pela CPI, Wilson Witzel e Flávio Bolsonaro discutiram após Witzel dizer que que seu processo de impeachment foi resultado de uma perseguição política desencadeada após ele determinar a investigação da morte da vereadora Marielle Franco.

Além de criticar o presidente Jair Bolsonaro, ele levantou suspeitas sobre a parcialidade de membros do STJ e do MPF no processo que levou à cassação de seu mandato.

O relator chegou a questionar Witzel se ele se sentia inibido pela presença de Flávio no Senado. Wilson disse que não tinha nenhum problema e que não se sentia intimidado, mas pediu respeito a Flávio.

Na ocasião, Flávio disse que se o depoimento de Witzel fosse reservado, ainda assim ele estaria presente.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...