MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Ação de Responsabilidade e Regime de Invalidades nas deliberações sobre as contas dos administradores das S/A"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Ação de Responsabilidade e Regime de Invalidades nas deliberações sobre as contas dos administradores das S/A"

O regime de invalidades em matéria de Direito Societário e as complexas questões jurídicas em torno do tema.

Da Redação

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atualizado às 09:28

Com vasta experiência em litígios societários complexos, o advogado Fabio Mesquita Ribeiro em seu livro "Ação de Responsabilidade e Regime de Invalidades nas deliberações sobre as contas dos administradores das S/A" (Quartier Latin - 248p.) aborda, com profundidade, o regime de invalidades em matéria de Direito Societário e as complexas questões jurídicas em torno do tema. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

"No entanto, diante do insuperável conflito entre o bom senso e a realidade, de um lado, e o sistema jurídico, de outro, é óbvio que, anos passados, fica bastante difícil sustentar que uma sociedade que comprou, vendeu, empregou, pagou impostos, adquiriu propriedades, celebrou contratos e os cumpriu, simplesmente. é nula e não pode ser de qualquer forma reconhecida (por convalidação ou de outra forma). Tratá-la como mera sociedade de fato satisfaria tão somente a questão terminológica, mas não serve para dar solução a todos os direitos, obrigações e expectativas de direito que resultaram da sua existência e atuação no mundo real. Como mostra Fábio Mesquita Ribeiro, é preciso ponderar "as graves consequências que isso poderia trazer ao mundo dos negócios e aos direitos de terceiros de boa-fé".

A Lei nº 6.404/76 buscou manter a solução pragmática do art. 155 do Decreto-Lei nº 2.627/40, estabelecendo para as companhias um regime especial de prescrição, com prazos mais curtos, e admitindo, ao contrário da lei civil, que os defeitos sejam sanados. Mas, com isso, estabeleceu-se curiosa distinção entre a sociedade anônima e a sociedade limitada, pelo menos por ora ainda regida (e mal. ) pelo Código Civil, em mais uma versão da eterna polêmica sobre os limites da aplicação subsidiária das regras daquela a esta última. Podem ou não encontrar aplicação subsidiária normas de ordem pública e de eficácia extrassocietária, como o são as normas sobre prazos prescricionais?". Paulo Cezar Aragãodo prefácio 

Sobre o autor:

Fabio Mesquita Ribeiro é graduado pela PUC/SP. Consultor do escritório BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão. Mestre em Direito Privado pela FGV/SP. Advogado e sócio da banca Mesquita Ribeiro Advogados.

__________

Ganhadora:

Etieny Samuel Teixeira Rodrigues, de Marabá Paulista/SP

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA