Copa América: STF marca sessão de urgência sobre suspensão do torneio
Luiz Fux convocou sessão extraordinária em plenário virtual, para a próxima quinta-feira, 10, com duração de 24h.
Da Redação
terça-feira, 8 de junho de 2021
Atualizado em 9 de junho de 2021 11:01
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, convocou para quinta-feira, 10, uma sessão virtual extraordinária, com duração de 24 horas, para os ministros decidirem sobre a realização da Copa América no Brasil. A decisão se dará no âmbito de duas ações que pretendem barrar a realização do torneio em razão da pandemia no Brasil.
No último dia 2 de junho, a CNTM - Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos acionou o STF pedindo a suspensão da realização da Copa América de 2021 no Brasil. A Confederação apontou o risco de aumento de casos de contaminação e de mortes pela covid-19 no Brasil em razão da realização do torneio.
No mesmo sentido, o PSB também ajuizou ação no STF contra a realização do campeonato. O advogado Rafael Carneiro (Carneiros e Dipp Advogados), representante do PSB, aponta que o maior risco está na movimentação nacional e internacional de jogadores, comissões técnicas, jornalistas e todos os atores envolvidos na realização de um megaevento desse porte, que não são poucos.
"Além disso, fazer a Copa América neste momento, em que o país se aproxima da trágica marca de 500 mil mortos, é um desrespeito e uma violência contra a memória e o sentimento dos familiares e amigos que perderam tantos entes queridos". afirmou.
O pedido da sessão foi feito pela ministra Cármen Lúcia, relatora de duas ações apresentadas sobre o tema.
Sobre o mesmo tema, o PT ajuizou a ADPF 756 (distribuída ao ministro Ricardo Lewandowski). O partido solicitou ao presidente Fux a inclusão do presente pedido incidental para julgamento na sessão virtual extraordinária.
Pela regra, a sessão virtual do STF dura uma semana - os ministros têm esse prazo para inserirem os votos no sistema da corte, que pode ser acompanhado em tempo real pela internet. O Supremo iniciou, recentemente, a realização de sessões mais curtas, para definir temas urgentes colegiadamente, uma das bandeiras da gestão do ministro Fux na presidência do STF.
O resultado você acompanha em Migalhas.