TRF-1 elege lista tríplice para a vaga de desembargador Federal
Os juízes Federais Eduardo Morais da Rocha, Rafael Paulo Soares Pinto e Marcelo Velasco Nascimento Albernaz foram os escolhidos em sessão plenária nesta quinta-feira, 20.
Da Redação
sexta-feira, 21 de maio de 2021
Atualizado às 10:54
Os juízes Federais Eduardo Morais da Rocha, Rafael Paulo Soares Pinto e Marcelo Velasco Nascimento Albernaz foram escolhidos em sessão plenária realizada nessa quinta-feira, 20, para compor a lista tríplice de magistrados destinada ao preenchimento da vaga de desembargador Federal do TRF da 1ª região, segundo o critério do merecimento, decorrente da aposentadoria do desembargador Federal Francisco Neves da Cunha.
Por integrar a lista três vezes consecutivas, nos termos do artigo 93, II, a, da Constituição Federal, a assessoria divulgou que a nomeação deve recair no juiz Federal Rafael Paulo Soares Pinto.
Os votos dos desembargadores Federais integrantes do plenário foram proferidos de forma nominal e aberta, com as respectivas justificativas de cada um dos votantes. Os três eleitos obtiveram 23, 20 e 18 votos, respectivamente, já em primeiro escrutínio. No total, foram proferidos 75 votos.
A sessão, na forma presencial com suporte de vídeo, foi conduzida pelo presidente do TRF-1, desembargador Federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, e transmitida ao público em tempo real pelo sistema de transmissão de julgamento do portal do Tribunal e pela plataforma Teams, aos inscritos.
Concorreram à lista 11 magistrados Federais, avaliados nos critérios de desempenho, qualidade da prestação jurisdicional, produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta ética.
Para fazer a escolha, os membros do Tribunal receberam a cópia dos currículos atualizados dos candidatos e informações sobre o tempo de serviço, além de esclarecimentos da Corregedoria Regional, a respeito das sentenças proferidas nos últimos 12 meses e dos processos sujeitos a despacho, decisão ou julgamento cujos prazos estejam excedidos.
Agora, a lista será encaminhada à presidência da República para a nomeação do novo desembargador Federal que vai integrar a Corte Regional da 1ª região.
Informações: TRF-1