Moraes abre inquérito para apurar suposto ataque hacker ao STF
A medida foi tomada após pedido da PF. O caso tramita em sigilo.
Da Redação
quarta-feira, 12 de maio de 2021
Atualizado às 07:51
Após pedido da PF, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou abertura de inquérito para apurar suposto ataque hacker à rede da Corte. O processo tramita em sigilo.
O site do Tribunal ficou fora do ar desde a madrugada do dia 7/5, após detectar um "acesso fora do padrão", de acordo com informações do próprio STF. Os serviços do site estão sendo restabelecidos gradualmente.
A Suprema Corte informou que o Tribunal tem experimentado um "aumento expressivo" na quantidade de acessos no portal por meio de "robôs" adotados por empresas, entidades e outros profissionais ligados ao direito que capturam dados públicos, como andamento processual e jurisprudência, para uso lícito.
Nos casos em que os sistemas do Tribunal não identificam de imediato se a alta quantidade de acessos é oriunda de um "robô do bem" ou de um hacker com intenções ilícitas, medidas são adotadas para reforço da segurança de suas portas de entradas.
O sistema de peticionamento eletrônico se manteve disponível, mas o tribunal decidiu suspender a contagem de prazos nos dias 6 e 7 em razão de eventuais dificuldades que operadores do direito possam ter registrado.
Nesta segunda-feira, 10, o STF informou que o acesso à homepage do site e os mais importantes serviços, como o acompanhamento processual, pesquisa de jurisprudência e a divulgação da pauta de julgamentos, foram normalizados.
Outras páginas internas ainda seguem em manutenção e serão restabelecidas para usuários externos gradualmente nos próximos dias.
Veja abaixo a lista dos serviços disponíveis e indisponíveis:
Liberados:
- Homepage
- Peticionamento eletrônico
- Acompanhamento Processual
- Pauta de julgamentos
- Pesquisa de jurisprudência
- Acompanhamento do Plenário Virtual
- Notícias
- DJe
Ainda não liberados:
- Certidão
- CMS
- Ata de Distribuição
- Custas Processuais
- Repercussão Geral
- Agenda do presidente
- Agenda dos ministros
- Transparência e prestação de contas
- Listagem de todas as notícias
- Central do Cidadão / Fale conosco
- Portal Internacional
- Informe Mercojur