MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato que deixou cargo por decisão judicial será nomeado novamente
Concurso

Candidato que deixou cargo por decisão judicial será nomeado novamente

Após ação ajuizada por outra candidata, o nomeado teve de deixar o cargo, mas a nova nomeada não compareceu para tomar posse.

Da Redação

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Atualizado às 17:46

O juiz Federal substituto Leandro Paulo Cypriani, da 1ª vara de Blumenau/SC, determinou que instituto promova a nomeação de candidato que deixou o cargo por decisão judicial de outra candidata. A nova nomeada, no entanto, não compareceu para tomar posse.

O instituto afirmava que o concurso expirou, mas o magistrado considerou que a sentença judicial que anulou a nomeação também foi proferida após o prazo.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

O candidato alegou que foi aprovado na 3ª colocação na lista de ampla concorrência e 1ª colocação na lista de negros para cargo de técnico de laboratório. Conforme previsão do Edital, foi realizado sorteio para definir a ordem de nomeação e ficou definido que a vaga seria destinada à candidato da lista de negros.

Assim, o autor foi nomeado e tomou posse em março de 2017. Entretanto, em maio de 2017, foi intimado de que a candidata na primeira colocação da lista de ampla concorrência ganhou ação requerendo a anulação da ordem. Contudo, nomeada, a candidata não compareceu para tomar posse.

O candidato sustentou que, estando a vaga em aberto e tendo o segundo colocado da lista de ampla concorrência desistido de sua nomeação, deve ser nomeado, por ser o terceiro colocado na lista de ampla concorrência. O instituto, porém, aduziu que o concurso público foi expirado, não havendo outro concurso vigente após esta data para nomeação.

Ao analisar o caso, o magistrado considerou que o fato de o prazo do concurso ter expirado não é aplicável, pois a sentença judicial que anulou a nomeação feita dentro do prazo do edital somente foi proferida após o prazo.

"Tanto que foi publicada portaria de nomeação da primeira colocada já após o vencimento do prazo do concurso."

Dessa forma, julgou procedente o pedido para condenar o instituto a promover a nomeação e posse do candidato.

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atua no caso.

  • Processo: 5010880-32.2020.4.04.7205

Confira a sentença.

_______

Agnaldo Bastos Advocacia Especializada

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...